Alberto João Jardim agradece Prémio Emanuel Rodrigues

Share Image

A Assembleia Legislativa da Madeira entregou, hoje, a Alberto João Jardim o Prémio Emanuel Rodrigues a Alberto João Jardim, vencedor da primeira edição deste galardão. O antigo governante da Madeira começou por “agradecer ao júri a benignidade” e por salientar que a “Autonomia foi uma obra de todo...

XII Legislatura, II Sessão Legislativa PresidenteParlamento Mais PertoPresidente
Alberto João Jardim agradece Prémio Emanuel Rodrigues
  • 1 Prémio Emanuel Rodrigues 1.jpg
  • 2 Prémio Emanuel Rodrigues 2.jpg
  • 2 Prémio Emanuel Rodrigues 3.jpg
  • 2 Prémio Emanuel Rodrigues 4.jpg
  • 2 Prémio Emanuel Rodrigues 5.jpg
  • 2 Prémio Emanuel Rodrigues 6.jpg
  • 2 Prémio Emanuel Rodrigues 7.jpg

A Assembleia Legislativa da Madeira entregou, hoje, a Alberto João Jardim o Prémio Emanuel Rodrigues a Alberto João Jardim, vencedor da primeira edição deste galardão.

O antigo governante da Madeira começou por “agradecer ao júri a benignidade” e por salientar que a “Autonomia foi uma obra de todo o povo madeirense, dos que eram poder e dos que eram oposição.”

A escolha de Alberto João Jardim deve-se “à sua figura, absolutamente incontornável na história da Região Autónoma da Madeira, na construção da Autonomia e o seu respetivo reflexo na nossa identidade regional”. Ao vencedor do “Prémio Emanuel Rodrigues”, de acordo com o regulamento, é atribuído um prémio monetário no valor de 5.000 euros, sendo que Alberto João Jardim decidiu entregar a totalidade desse valor a uma instituição que o júri considerasse pertinente. Por decisão do júri, presidido por Rubina Leal e composto ainda por Madalena Nunes e José Júlio Fernandes, o prémio foi doado ao grupo "Dançando com a Diferença”.

Numa cerimónia simples, realizada no gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Alberto João Jardim destacou ainda o “trabalho notável” do grupo Dançando com a Diferença, “que é não só exemplo nacional, mas também um exemplo internacional”, vincou.

Jardim ficou ainda sensibilizado pelo facto de o prémio ter o nome de Emanuel Rodrigues. “Fomos colegas de liceu, fomos colegas na universidade, fomos colegas na vida militar e depois fomos colegas na política”, referiu. Apesar da amizade e de algumas divergências Jardim afirma que “é daqueles amigos que muito ajudou a fazer a Autonomia e que fica sempre no coração”.

O antigo Presidente do Governo Regional da Madeira terminou a breve intervenção com um alerta, na casa da democracia, salientando que o “parlamento é algo que nós não podemos perder”. “Está nas mãos de todos os deputados continuar a fazer com que o trabalho do parlamento seja uma fortaleza inexpugnável para a liberdade do povo madeirense”.

O Prémio Emanuel Rodrigues foi criado para distinguir cidadãos ou conjuntos de cidadãos que, a título individual ou coletivo, tenham efetuado trabalhos no âmbito académico, literário, histórico, científico, artístico e jornalístico ou outros, que valorizem e relevem a importância da Autonomia e da identidade regional.

O Presidente do parlamento madeirense falou de “um dia feliz para a Assembleia Legislativa da Madeira pelo facto de ter cruzado dois nomes grandes da nossa Autonomia: Emanuel Rodrigues que foi o primeiro Presidente deste parlamento e um deputado constituinte que ajudou a edificar a arquitetura daquilo que viria a ser a Autonomia da Madeira”, e Alberto João Jardim, obreiro e construtor dessa Autonomia”. “Este prémio é inteiramente merecido porque reconhece um trabalho ao serviço da Madeira”, assegurou José Manuel Rodrigues.

O Prémio de 5.000 euros foi doado ao grupo “Dançando com a Diferença”, que também enaltece o mérito de Alberto João Jardim. Telmo Ferreira, presidente do grupo, fala de um donativo oportuno, porque aconteceu numa fase de crescimento e numa altura que a associação se prepara para dar “oportunidade a mais jovens que acabaram os cursos na área da dança e não têm onde dar aulas”.

Telmo Correia destaca ainda a importância da “fusão de pessoas com e sem deficiência” no crescimento do grupo que já conta com cerca de 200 elementos e no trabalho que tem sido desenvolvido, na Madeira e em Viseu.

Alberto João Jardim, antigo Presidente do Governo Regional da Madeira
José Manuel Rodrigues, Presidente da ALRAM (áudio)
Telmo Ferreira, presidente do grupo Dançando com a Diferença
Copyright © 2018-2021 ALRAM