Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu a Embaixadora da África do Sul

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, esta amanhã, em audiência, a Embaixadora da República da África do Sul, Mmamokwena Gaoretelelwe, que se encontra na Região por ocasião apresentação oficial de Gonçalo Santos como Cônsul Honorário daquele país no território madeirense. A...

XII Legislatura, III Sessão Legislativa AudiênciasAudiências
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu a Embaixadora da África do Sul
  • 1.jpg
  • 2.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, esta amanhã, em audiência, a Embaixadora da República da África do Sul, Mmamokwena Gaoretelelwe, que se encontra na Região por ocasião apresentação oficial de Gonçalo Santos como Cônsul Honorário daquele país no território madeirense. A diplomata sul-africana fez questão de relevar os laços que, há várias gerações, unem os dois povos, lembrando que dos 500 mil emigrantes portugueses na África do Sul mais de metade são madeirenses. Dedicando-se, sobretudo, às atividades ligadas à agricultura, ao comércio, à indústria automóvel e construção civil, esta comunidade tem os seus primórdios no início dos anos 40, época em que a Segunda Guerra Mundial espoletou grandes dificuldades económicas, levando a que muitos madeirenses partissem rumo àquele destino em busca de melhores condições de vida.

Mmamokwena Gaoretelelwe, referiu que os madeirenses estão bem integrados na sociedade sul-africana e são gente afetuosa, de trato fácil e trabalhadora.

Gonçalo Santos, que já ocupou o cargo de diretor do Centro das Comunidades Madeirenses, vincou “o amor dedicado à causa” e deixou claro que, enquanto Cônsul Honorário da África do Sul na Região, tudo fará para “estreitar o relacionamento entre os governos da África do Sul e da Região Autónoma da Madeira, facilitando os contactos e os afetos para reconstruir um património que é comum” aos dois territórios.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira felicitou Gonçalo Santos pela nomeação e agradeceu a visita da Embaixadora sul-africana, transmitindo o seu elevado apreço e gratidão por um país que tão bem soube acolher os madeirenses numa das mais duras circunstâncias da História. José Manuel Rodrigues mostrou-se inteiramente disponível para colaborar com aquela nação, consolidando os laços já existentes entre as duas comunidades.

Mmamokwena Gaoretelelwe, Embaixadora da República da África do Sul
Gonçalo Santos, Cônsul de África do Sul (áudio)
Copyright © 2018-2021 ALRAM