São 18 pinturas alusivas ao Natal que retratam a quadra festiva pelo olhar de 12 mulheres, utentes do Lar Vale Formoso, com idades compreendidas entre os 72 anos e os 97 anos.
Pintando o Natal é uma exposição que surgiu com o objetivo de valorizar as competências dos seniores integrados no estabelecimento e de promover o Projeto «Envelhecer com Arte» desenvolvido no Estabelecimento Vale Formoso, desde maio de 2017, no âmbito da implementação do Plano de Atividades - atividades ocupacionais.
O projeto «Envelhecer com Arte» tem como objetivos promover a ocupação dos tempos livres dos seniores por forma a sentirem-se ativos e socialmente integrados, estimular a coordenação motora, a atenção, organização visual e a função executiva; e ainda criar um ambiente acolhedor no estabelecimento, com o embelezamento das suas paredes.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira vincou a qualidade das pinturas. “Muitas delas poderiam estar expostas nas nossas casas ou em galerias de arte”, reforçou José Manuel Rodrigues. “Este projeto, «Envelhecer com Arte», do Vale Formoso, tem aqui a sua demonstração inequívoca de que é possível envelhecermos com qualidade de vida, e mostrando aos outros aquilo que formos adquirindo ao longo da vida, em termos de saberes e conhecimentos”, referiu o Presidente do Parlamento madeirense, esperando que no próximo ano a “casa da democracia” possa acolher uma nova exposição natalícia com a assinatura destes utentes.
A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania enalteceu, também, o trabalho desenvolvido pelas artistas e por toda a equipa do lar. “Este envelhecimento ativo é reconhecido com a qualidade desta exposição”, concluiu Rita Andrade.
A exposição “Pintando o Natal” pode ser vista na Assembleia Legislativa da Madeira até ao dia 6 e janeiro de 2023. A entrada é livre.
Abertura Exposição Pintando o Natal (áudio)