O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou, hoje, que “nos tempos difíceis que vivemos, fazem cada vez mais falta os valores do cristianismo na política”. As palavras de José Manuel Rodrigues foram registadas após a celebração da habitual Missa do Parto realizada na capela de Santo António do Mouraria. “Sobretudo neste tempo de Natal, em que os valores do cristianismo estão muito presentes, acho que os políticos que professam a sua fé, no exercício das suas funções devem ter sempre presente os valores que os formaram ao longo da vida”, disse.
Apesar da separação de poderes, o Presidente do Parlamento madeirense vinca que “não nos podemos esquecer que a igreja desempenha um papel importante na nossa sociedade, e que se o Estado é laico a sociedade não o é. É predominantemente cristã”, justificou o Presidente do Parlamento madeirense.
Na homilia, o Bispo do Funchal destacou que “o cristianismo introduz na história da civilização ocidental a separação entre Deus e tudo o resto que não é Deus. Significa que as ciências têm as suas regras, que a política tem as suas regras, que o mundo que não é Deus tem as suas regras, e regras boas”, referiu D. Nuno Brás.
A celebração, muito participada, contou com as presenças do Presidente do Parlamento madeirense, do Presidente da câmara do Funchal, Pedro Calado, de deputados e funcionários da Assembleia Legislativa da Madeira e de muitas pessoas que se associaram à Missa do Parto promovida na capela construída em 1714, propriedade da Assembleia Legislativa da Madeira.
Missa do Parto - Assembleia Legislativa da Madeira (vídeo)
José Manuel Rodrigues, Presidente da ALRAM (áudio)
Dom Nuno Brás, Bispo do Funchal (áudio)