O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira esteve presente na abertura da exposição “Como uma ilha sobre o mar: Lourdes Castro". José Manuel Rodrigues elogiou a exposição e toda a obra da artista que considera ser um marco importante na cultura portuguesa.
A exposição pode ser vista no MUDAS, Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta.
Perante a dimensão da obra e o percurso artístico com mais de 60 anos, o Presidente do Parlamento madeirense entende que a Região pode criar “um centro ou um museu dedicado a Lourdes Castro”, que poderia ficar sediado no Caniço, onde a artista fixou residência.
A exposição “Como uma ilha sobre o mar: Lourdes Castro" pode ser vista no MUDAS até ao final do primeiro semestre de 2023.
Esta mostra integra o programa das comemorações dos 30 anos da fundação do Museu de Arte Contemporânea da Madeira, tem a curadoria de Márcia de Sousa, e traça um panorama transversal sobre a vida e obra de Lourdes Castro, sinalizando alguns momentos que marcaram o seu percurso pessoal e profissional, deste a infância até aos últimos anos da sua vida.
A iniciativa conta com a colaboração de inúmeras instituições nacionais e de coleções particulares que, gentilmente se associaram ao MUDAS.Museu, com a cedência temporária de algumas obras dos seus acervos.
Fotos: Miguel Moniz