O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu, esta noite, a 63.ª Volta à Cidade do Funchal, por ser “a maior manifestação desportiva da Região, que envolve o maior número de pessoas”. “É com muita satisfação que o Parlamento madeirense se associa a esta prova rainha do atletismo madeirense”, começou por referir José Manuel Rodrigues, que deu o tiro de partida para a corrida de São Silvestre mais antiga do país.
“A Associação de Atletismo da Madeira tem uma grande importância para o fomento do desporto e o desporto é, claramente, um veículo de formação”, vincou o Presidente do primeiro órgão de Governo próprio da Região, que elogiou ainda “a vertente de inclusão social e de alerta para a violência doméstica”.
Sob o lema ‘Contra a Violência Doméstica Não Parar”, a Associação de Atletismo da Madeira pretendeu chamar a atenção para este problema social.
À campanha juntou-se, ainda, o Instituto de Segurança Social da Madeira. Parte das receitas das inscrições vão ser canalizadas para um fundo de apoio às vítimas da violência doméstica.
Rui Pinto, atleta do Sporting, venceu a principal prova, em masculinos. Nuno Pereira, do Sporting, e Alexandre Figueiredo, do Benfica, completaram o pódio.
Nos femininos, a vitória sorriu à atleta madeirense Joana Soares, da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra. Na segunda posição ficou Rita Figueiredo, do Sporting, e o terceiro lugar foi para Daniela Sousa, do Grupo Desportivo do Estreito.
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)