A Secretaria Regional de Economia apresenta para o próximo ano um orçamento de 130,2 milhões de euros, sendo que mais de 100 milhões de euros são investimentos do Plano.
O Secretário Regional de Economia explicou, no Parlamento, que a pandemia foi um teste “a todos os níveis”, que foi superado devido à “estabilidade governativa”. Pela frente há um novo desafio que tem a ver com o “facto de estarmos a viver uma economia de guerra”, disse Rui Barreto.
O Governante mantém a estratégia de continuar a investir na “autonomia energética, nas energias renováveis, na mobilidade elétrica e na modernização dos transportes”, tendo como meta final a concretização do passe único na Região. “Mantivemos pelo 5.º ano consecutivo inalterados os preços dos passes sociais”, vincou ainda Rui Barreto.
O executivo madeirense pretende fazer, no próximo ano, “investimentos importantes na valorização das infraestruturas portuárias, como o terrapleno do Caniçal, e ampliar aquela infraestrutura para que se possa criar condições para um segundo operador”, confirmou. “Pela primeira vez o operador portuário pagará taxas de uso portuário”, garantiu Rui Barreto.
Foram ainda anunciadas melhorias portuárias no Porto Santo.
Para salvaguardar o setor da panificação o executivo madeirense vai criar “uma reserva de cereais”.
Através da INVEST Madeira o Governo Regional pretende manter a aposta na “internacionalização das empresas madeirenses e captar o investimento estrangeiro”.
Secretaria Regional de Economia (áudio)