Prémios da CALRE privilegiam projetos sociais dos Parlamentos regionais

Share Image

A Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) atribuiu, esta tarde, o Prémio CALRE “Estrelas da Europa” 2022 a três projetos dos Parlamentos regionais europeus com grande pendor social. Na cerimónia realizada no Parlamento da Valónia, na Bélgica, foram apresentados 10...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa CALRECALREPresidente
Prémios da CALRE privilegiam projetos sociais dos Parlamentos regionais
  • 4.jpg
  • 8.jpg
  • 7.jpg
  • 5.jpg
  • 6.jpg
  • 10.jpg
  • 9.jpg
  • 11.jpg
  • 1.jpg
  • 3.jpg
  • 2.jpg

A Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) atribuiu, esta tarde, o Prémio CALRE “Estrelas da Europa” 2022 a três projetos dos Parlamentos regionais europeus com grande pendor social. Na cerimónia realizada no Parlamento da Valónia, na Bélgica, foram apresentados 10 projetos de 9 Assembleias membros da CALRE. Uma cerimónia onde participou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.

O Prémio do Comité Permanente foi atribuído à Assembleia Legislativa da Extremadura que levou a concurso o projeto “A voz do Povo Ucraniano na Assembleia da Extremadura”. Tratou-se de um ato simbólico de apoio a todo o povo ucraniano”, onde foi mostrado o apoio e empenho da Extremadura aos 42 refugiados que residem nesta região de Espanha. O Prémio deverá ser seguir para a Ucrânia, assim que terminar a guerra, garantiu a Presidente do Parlamento da Extremadura, Blanca Martín Delgado, que afirmou, ainda, que “cabe também aos Parlamentos regionais defender a democracia em toda a Europa”.

O Parlamento das Cortes de Castela-Macha recebeu o Prémio da Assembleia Plenária, que distinguiu o “Primeiro Fórum Interparlamentar Espanhol sobre Deficiência e Acessibilidade Universal”. Tratou-se da “conclusão de um trabalho anterior realizado pelas Cortes de Castela-Macha, no qual foram realizadas reuniões com pessoas com deficiência, com as entidades que as representam e também com vários parlamentos regionais da Espanha, com o objetivo de traçar uma agenda comum de necessidades, atividades e compromissos comuns que levem à melhoria da participação social, pública e política das pessoas com deficiência, que infelizmente sentiram seus direitos diminuídos pela existência de deficiências físicas, mentais ou barreiras sociais.” Neste projeto foram alcançados “acordos e consensos nas assembleias legislativas governadas por diferentes partidos, que permitem concluir que haverá progressos consideráveis ​​nesta área nos próximos anos”.

Finalmente o Prémio do Público foi para o Conselho Regional da Lombardia, Itália, que apresentou o projeto “Journeys of Memorey” Lei Regional da Lombardia. O projeto “financiou as escolas que, em colaboração com associações, organizações sem fins lucrativos e autarquias, organizaram as Jornadas da Memória para consolidar o valor da memória nas novas gerações”. Teve o objetivo de “promover a reflexão sobre o significado atual dos acontecimentos dramáticos do século XX para aprender com eles e estimular a participação dos cidadãos na vida democrática, bem como combater a negação e todas as formas de preconceito, racismo, xenofobia e violência”.

Amanhã acontece a Sessão Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE). Os trabalhos iniciam-se às 9 horas (10 horas na Bélgica), no Parlamento da Valónia.

Prémios CALRE (cerimónia final)
Copyright © 2018-2022 ALRAM