A Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE) atribuiu, esta tarde, o Prémio CALRE “Estrelas da Europa” 2022 a três projetos dos Parlamentos regionais europeus com grande pendor social. Na cerimónia realizada no Parlamento da Valónia, na Bélgica, foram apresentados 10 projetos de 9 Assembleias membros da CALRE. Uma cerimónia onde participou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.
O Prémio do Comité Permanente foi atribuído à Assembleia Legislativa da Extremadura que levou a concurso o projeto “A voz do Povo Ucraniano na Assembleia da Extremadura”. Tratou-se de um ato simbólico de apoio a todo o povo ucraniano”, onde foi mostrado o apoio e empenho da Extremadura aos 42 refugiados que residem nesta região de Espanha. O Prémio deverá ser seguir para a Ucrânia, assim que terminar a guerra, garantiu a Presidente do Parlamento da Extremadura, Blanca Martín Delgado, que afirmou, ainda, que “cabe também aos Parlamentos regionais defender a democracia em toda a Europa”.
O Parlamento das Cortes de Castela-Macha recebeu o Prémio da Assembleia Plenária, que distinguiu o “Primeiro Fórum Interparlamentar Espanhol sobre Deficiência e Acessibilidade Universal”. Tratou-se da “conclusão de um trabalho anterior realizado pelas Cortes de Castela-Macha, no qual foram realizadas reuniões com pessoas com deficiência, com as entidades que as representam e também com vários parlamentos regionais da Espanha, com o objetivo de traçar uma agenda comum de necessidades, atividades e compromissos comuns que levem à melhoria da participação social, pública e política das pessoas com deficiência, que infelizmente sentiram seus direitos diminuídos pela existência de deficiências físicas, mentais ou barreiras sociais.” Neste projeto foram alcançados “acordos e consensos nas assembleias legislativas governadas por diferentes partidos, que permitem concluir que haverá progressos consideráveis nesta área nos próximos anos”.
Finalmente o Prémio do Público foi para o Conselho Regional da Lombardia, Itália, que apresentou o projeto “Journeys of Memorey” Lei Regional da Lombardia. O projeto “financiou as escolas que, em colaboração com associações, organizações sem fins lucrativos e autarquias, organizaram as Jornadas da Memória para consolidar o valor da memória nas novas gerações”. Teve o objetivo de “promover a reflexão sobre o significado atual dos acontecimentos dramáticos do século XX para aprender com eles e estimular a participação dos cidadãos na vida democrática, bem como combater a negação e todas as formas de preconceito, racismo, xenofobia e violência”.
Amanhã acontece a Sessão Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE). Os trabalhos iniciam-se às 9 horas (10 horas na Bélgica), no Parlamento da Valónia.
Prémios CALRE (cerimónia final)