Desde o dia 12 de outubro, passado, que a iluminação exterior do edifício do Parlamento madeirense foi reduzida durante a noite. O corte energético acontece entre 01h00 e as 06h00, permitindo assim uma poupança energética de 5 horas.
As únicas exceções são as bandeiras e a capela de Santo António da Mouraria, que depende da iluminação pública.
As medidas adotadas pelo parlamento madeirense acompanham a tendência nacional e mundial de redução do consumo de energia elétrica, para minimizar o impacto da crise do gás, verificada na Europa.
A Assembleia Legislativa da Madeira já tinha reduzido os horários dos sistemas de ar condicionado, assim como as respetivas temperaturas, que de inverno são de 20ºC, de máxima, e de verão de 24ºC, de mínima.
A iluminação, também, está a ser desligada em todos os espaços que não estão a ser utilizados pelos diferentes serviços parlamentares.
O plano de poupança de energia do Parlamento madeirense inclui, ainda, a substituição gradual da iluminação de halogéneo por sistemas LED.
No plano de poupança de energia consta, a curto prazo, a instalação de painéis fotovoltaicos, como forma de reduzir a fatura energética e de contribuir para uma melhor qualidade ambiental.