Diretor da Casa de Saúde São João de Deus confirma que aumentaram os internamentos devido ao consumo de substâncias psicoativas

Share Image

A Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais ouviu, esta manhã, o Diretor da Casa de Saúde São João de Deus, Enfermeiro Eduardo Lemos, sobre o Projeto de Resolução, do PS, intitulado “Recomenda ao Governo Regional a Criação de uma comunidade terapêutica de reinserção...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa
Diretor da Casa de Saúde São João de Deus confirma que aumentaram os internamentos devido ao consumo de substâncias psicoativas
  • 3S1A8258.JPG
  • 3S1A8284.JPG
  • 3S1A8266.JPG

A Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais ouviu, esta manhã, o Diretor da Casa de Saúde São João de Deus, Enfermeiro Eduardo Lemos, sobre o Projeto de Resolução, do PS, intitulado “Recomenda ao Governo Regional a Criação de uma comunidade terapêutica de reinserção social”.

Eduardo Lemos afirmou que “houve um abrandamento significativo, em 2012”, dos consumos de substâncias psicoativas, “por via do trabalho feito por esta Assembleia de uma Resolução que diminui consideravelmente os números de pessoas internadas, não obstante, esses números voltaram a subir particularmente com a pandemia”.

Reforçou que “a pandemia trouxe um aumento significativo”, referindo que “em 2021 houve 233 episódios e nos primeiros 6 meses do presente ano, 110, dos quais 50 pessoas que nunca tinham dado entrada na Instituição”.

Relativamente ao álcool, Eduardo Lemos assegurou que há que considerar uma envolvente difícil por questões da natureza cultural e económica. “A Região Autónoma da Madeira, é uma Região produtora de bebidas destiladas, nomeadamente a poncha, onde existe uma envolvente muito grande de consumo”.

Considerou que a comunidade terapêutica é uma unidade que visa principalmente a recuperação e reabilitação com vista à reinserção.

5ª CE-Audição Eduardo Lemos CSSJD 19OUT2022 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM