Diretor da UCAD garante que vai ser criada uma comunidade terapêutica na Madeira

Share Image

A Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais, reuniu, esta manhã em audição parlamentar com a presença do Diretor da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), Dr. Nélson Carvalho, relativamente ao Projeto de Resolução da autoria do...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa
Diretor da UCAD garante que vai ser criada uma comunidade terapêutica na Madeira
  • 3S1A8206.JPG
  • 3S1A8222.JPG
  • 3S1A8214.JPG

A Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais, reuniu, esta manhã em audição parlamentar com a presença do Diretor da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), Dr. Nélson Carvalho, relativamente ao Projeto de Resolução da autoria do PS-Madeira, intitulado “Recomenda ao Governo Regional a criação de uma comunidade terapêutica de reinserção social”.

Nélson Carvalho garante que será criada uma comunidade terapêutica na Região Autónoma da Madeira, aclarando que “é uma situação que o Governo Regional está a analisar já antes deste projeto ter sido colocado, e que se traata de uma resposta importante para a sociedade madeirense”.

Nelson Carvalho sublinhou que “cada vez mais temos pessoas dependentes de jogo, gambling, e que existe uma utilização problemática da internet, que vão galgar e atingirão os níveis problemáticos das substâncias psicoativas, as drogas químicas”

O Diretor da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, lembrou ainda que “a vontade de um doente toxicodependente é determinante para a sua ajuda. Se um doente não quer ser internado, ninguém vai obriga-lo. A comunidade terapêutica serve para pessoas dependentes com critérios rigorosos de aceitação de ajuda”, vincou.

Adiantou ainda que Governo Regional irá reativar o cento de dia na unidade de tratamento para motivar e preparar os doentes para tratamento.

5ª CE-Audição Nelson Carvalho UCAD 19OUT2022 (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM