Misericórdias insulares afinam estratégias de apoio social num Portugal cada vez mais envelhecido

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, participa no XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, que decorre a partir de amanhã, e até domingo, na cidade da Horta, nos Açores. A reunião magna junta especialistas de todo o país e é dedicada ao...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa PresidenteConferênciaPresidente
Misericórdias insulares afinam estratégias de apoio social num Portugal cada vez mais envelhecido
  • (2189).jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, participa no XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, que decorre a partir de amanhã, e até domingo, na cidade da Horta, nos Açores.

A reunião magna junta especialistas de todo o país e é dedicada ao tema “Sustentabilidade das Misericórdias: Caminhos para o Futuro”.

O encontro vai desenrolar-se sobre dois eixos estratégicos: “Sustentabilidade no Setor Social” e “As Misericórdias e as Políticas Sociais no Futuro”.

As Misericórdias pretendem trocar experiências e aprofundar conhecimentos de modo a superar os novos desafios, entre eles estão as respostas a dar ao envelhecimento em Portugal, um modelo de serviço de apoio domiciliário adequado às necessidades dos idosos e às características sociais e geográficas do país, e, ainda, a qualificação dos recursos humanos das respetivas instituições.

Os Presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira e dos Açores encerraram o congresso que vai contar com a participação de Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas; Teresa Medeiros, Professora Catedrática da Universidade dos Açores; Nuno Melo Alves, Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, do executivo açoriano; Rubina Leal, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira; Marco Rendeiro, Coordenador da Estrutura de Missão para a Promoção de Respostas Sociais para Idosos; Maria Amélia Ferreira, Provedora da SCM de Marco de Canavezes; Fernando Diogo, Professor da Universidade dos Açores; Nuno Gomes, Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, do Governo dos Açores; Sílvio Fernandes, Reitor da Universidade da Madeira, entre outros convidados.

A par com o congresso decorrem iniciativas para celebrar os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia da Horta, que culminam com uma sessão solene, no domingo, dia 16 de outubro, que é antecedida de Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora das Angústias, na ilha do Faial.

 

Foto: Sandra Ventura | UMP

Copyright © 2018-2022 ALRAM