Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defende mais promoção e educação para a saúde

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou, hoje, “que mais do que tratar da doença, o foco das políticas públicas deve estar virado para os cuidados a ter com a saúde”, defendendo por isso um reforço na promoção e na educação para a saúde saúde. As declarações foram proferidas na...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defende mais promoção e educação para a saúde
  • 2_610A7924.jpg
  • 1_610A7937.jpg
  • 3_610A7912.jpg
  • 4_610A7910.jpg
  • 5_610A7798.jpg
  • 6_610A7789.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou, hoje, “que mais do que tratar da doença, o foco das políticas públicas deve estar virado para os cuidados a ter com a saúde”, defendendo por isso um reforço na promoção e na educação para a saúde saúde.

As declarações foram proferidas na sessão de abertura das “5 as  Jornadas das Jornadas de Patologia Respiratória e Imunoalergologia para Medicina Familiar”.

Perante uma plateia de médicos, o Presidente defendeu que a mudança de atitudes passa por “uma verdadeira educação para a saúde”. “Já demos passos para sua saúde nas últimas décadas, mas estamos longe de ter uma boa ou sequer literacia a saúde, e sobretudo não temos cidadãos com a consciência de que são os primeiros responsáveis ​​pela saúde”, disse.

“O cidadão tem de ter a plena consciência de que o seu estilo de vida, os seus hábitos e comportamentos dependem em grande parte a sua saúde. E tem de saber, também, que os seus erros e omissões custam dinheiro dos impostos de todos. É esta cultura de prevenção e de responsabilidade que precisamos de instalar na comunidade”, reforçou.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira vincou, ainda, ser preciso mais médicos de família. “A segunda questão, para a qual sei que o Governo Regional está a trabalhar, é a urgência em aumentar o número de médicos de família, dotando cada pessoa de um clínico geral que a possa ajudar nas diversas fases da sua vida, numa medicina preventiva que promova estilos de vida saudáveis, evite doenças e consiga detetar, precocemente, algumas patologias”, vincou.

“A terceira nota, à qual também sei que o Governo está atento, é para constatar a absoluta necessidade de reforçar os cuidados primários de saúde, dotando os centros de outras condições e meios, por forma a que a porta de entrada nos sistemas de saúde deixe de ser a urgência hospitalar, situação que satura as equipas, os profissionais e as estruturas, para além de acarretar elevados encargos orçamentais”, concluiu José Manuel Rodrigues.

As “5as Jornadas das Jornadas de Patologia Respiratória e Imunoalergologia para Medicina Familiar” vão abordar os principais aspetos da Patologia Respiratória e da Imunoalargologia e servem para atualização de conhecimentos dos médicos de Medicina Geral e Familiar da Madeira e do Continente, que se deslocaram à Região para participar no encontro.

Numa altura em que as Doenças Respiratórias têm maior visibilidade e protagonismo nos cuidados de saúde quer públicos, quer privados, os especialistas vão incidir o debate principalmente no incremento de novas opções terapêuticas.

O Presidente do Parlamento madeirense reiterou o agradecimento aos profissionais de saúde por “todo o trabalho que realizaram e realizam em prol da saúde pública, nestes tempos difíceis da pandemia e do pós-pandemia, com prejuízo das vossas vidas pessoais”. Recordou que “o Parlamento da Madeira perpetuou esse tributo para a História numa Escultura que está à entrada da nossa Assembleia e que foi inaugurada, no ano passado, por sua Excelência o Senhor Presidente da República”.

O encontro dos médicos especialistas em tratamento e prevenção das respiratórias, alérgicas e doenças que comprometem o sistema imitário acontece, hoje e amanhã, no Hotel Vidamar Madeira, no Funchal.

José Manuel Rodrigues 28OUT2022 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM