Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial ouvido em Comissão de inquérito sobre Linha de Crédito INVEST RAM

Share Image

O Presidente do IDE - Instituto de Desenvolvimento Empresarial, foi ouvido, esta tarde, na Comissão de inquérito sobre «as falhas na operacionalização da linha de crédito às empresas da Região Autónoma da Madeira afetadas pelo surto do novo coronavírus (COVID-19), designada Linha de Crédito INVEST...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa Comissão de InquéritoComissão de Inquérito
Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial ouvido na Comissão de inquérito sobre Linha de Crédito INVEST RAM
  • AHF19046.JPG
  • AHF19048.JPG
  • AHF19043.JPG
  • AHF18991.JPG

O Presidente do IDE - Instituto de Desenvolvimento Empresarial, foi ouvido, esta tarde, na Comissão de inquérito sobre «as falhas na operacionalização da linha de crédito às empresas da Região Autónoma da Madeira afetadas pelo surto do novo coronavírus (COVID-19), designada Linha de Crédito INVEST RAM».

Duarte Freitas reconheceu a existência de atrasos na emissão dos pagamentos bancários, que tiveram a ver com o tempo de análise dos documentos entregues pelas empresas, por parte dos bancos, mas “a situação foi normalizada”, garantiu perante os deputados madeirense.

Na primeira fase foram registadas 2.636 candidaturas, no valor de 55 milhões de euros, sendo que “mais de 40 milhões de euros foram pagos, em mais de 2.400 operações de financiamento”.

A Linha INVESTE RAM foi criada pelo Governo Regional, em 2020, para responder à situação de emergência desencadeada por este surto da Covid-19. Este apoio inseriu-se num conjunto de medidas de caráter extraordinário por forma a minimizar os prejuízos económicos na Região Autónoma da Madeira, decorrentes do Estado de Emergência.

A Linha de crédito, no valor de 100 milhões de euros, não foi esgotada. No final de julho, quando terminou o prazo de candidaturas, estavam ainda disponíveis 5 milhões de euros.

“A Linha foi um apoio de banda larga para não deixar ninguém para trás”, salientou o Presidente do IDE. “Chegámos aos 11 concelhos da Madeira, em setores como os serviços, o comércio e o turismo”, aclarou Duarte Freitas.

A Linha de Crédito Investe RAM Covid-19 foi criada para apoiar a manutenção dos postos de trabalho, permitindo às empresas da Região Autónoma da Madeira, afetadas pelo surto do novo Coronavírus (COVID-19), financiarem em melhores condições de preço e de prazo, as suas necessidades de tesouraria.

Comissão de Inquérito INVEST RAM 04OUT2022 (áudio)
Copyright © 2018-2022 ALRAM