O Presidente do Parlamento madeirense defendeu, hoje, políticas públicas que incentivem “hábitos de vida saudáveis” e “uma verdadeira Educação para a Saúde”.
Já demos passos significativos nas últimas décadas, mas estamos longe de ter uma literacia para a saúde, observando-se que são poucos os cidadãos com a consciência de que são eles próprios os primeiros responsáveis pela sua saúde”, referiu José Manuel Rodrigues na abertura da Reunião do Conselho de Primavera da Euract – Academia Europeia de Professores em Clínica Geral e Medicina Familiar, que decorre no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, até sábado.
“O cidadão tem de ter a plena consciência de que do seu estilo de vida, dos seus hábitos e comportamentos, depende, em grande parte, a sua saúde.
E tem de saber, também, que os seus erros e omissões custam dinheiro dos impostos de todos. É esta cultura de prevenção e de responsabilidade que precisamos de instalar na comunidade”.
O Presidente do primeiro órgão de Governo próprio da Região alertou ainda para “a urgência em aumentar o número de médicos de família, dotando cada pessoa de um clínico geral que a possa ajudar nas diversas fases da sua vida, numa medicina preventiva que promova estilos de vida saudáveis, evite doenças e consiga detetar, precocemente, algumas patologias”.
No rol das prioridades, José Manuel Rodrigues incluiu o reforço dos “cuidados primários de saúde, dotando os centros de outras condições e meios, por forma a que a porta de entrada nos sistemas de saúde deixe de ser a urgência hospitalar, situação que satura as equipas, os profissionais e as estruturas, para além de acarretar elevados encargos orçamentais”.
“Sei que o Governo Regional tem prosseguido este caminho e que é seu objetivo melhorar, progressivamente, os cuidados de saúde oferecidos à população, quer os hospitalares quer os primários, fazendo com que cada madeirense tenha o seu médico de Família”, vincou.
Reunião do Conselho de Primavera da Euract 27ABR2023 (áudio)