O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira destacou, hoje, o “papel importantíssimo” das Bandas Filarmónicas, que continuam a promover a cultura e a contribuir para a identidade cultural do povo da Madeira e do Porto Santo.
José Manuel Rodrigues falava na Sessão de Abertura do XXXVII Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da RAM, que decorre na Ribeira Brava nos dias 15, 16, 22 e 23 de abril, com a participação de 13 bandas regionais.
O Presidente do Parlamento madeirense começou por agradecer aos músicos que levam a cultura a todas as freguesias da Região. “A música, neste caso, por via das bandas filarmónicas reforça a nossa identidade cultural. O Governo Regional, sobretudo através do Conservatório, e por via dos apoios que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura tem dado às bandas, contribui para que elas se mantenham e se possam rejuvenescer”, afirmou.
Reforço ainda que “durante muitos anos, hoje não é assim felizmente, as bandas foram muitas vezes os únicos instrumentos para levar a cultura até às pessoas e aos sítios mais recônditos das nossas duas ilhas. Elas continuam e ter um papel importantíssimo e fazem parte da nossa identidade cultural. É essa identidade cultural que nos distingue de outros povos, de outras culturas, de outras regiões e é isso com que faz que tenhamos Autonomia”.
“Temos Autonomia não apenas porque temos descontinuidade territorial em relação ao continente e aos Açores, mas também porque temos uma cultura muito própria e dentro dessa cultura muito própria a música ocupa um lugar muito importante como parte desse património imaterial”, concluiu.
José Manuel Rodrigues 15ABR2023 (áudio)