Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira está dececionado com os projetos de revisão constitucional

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira lamentou, hoje, nos Açores, que os “custos pesados” da insularidade nem sempre estejam a ser “assegurados pelo Estado” e mostrou-se dececionado com os projetos de revisão constitucional apresentados na Assembleia da República para o capítulo das...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa PresidentePresidenteVisitas
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira está dececionado com os projetos de revisão constitucional
  • 5.jpg
  • 7.jpg
  • 1.jpg
  • 3.jpg
  • 4.jpg
  • 8.jpg
  • 9.jpg
  • 10.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira lamentou, hoje, nos Açores, que os “custos pesados” da insularidade nem sempre estejam a ser “assegurados pelo Estado” e mostrou-se dececionado com os projetos de revisão constitucional apresentados na Assembleia da República para o capítulo das Autonomia. “Quando nos negam o direito a uma gestão partilhada dos nossos mares, em conjunto com o Estado, há razões para protestar, pois, como diz o próprio Presidente do Tribunal Constitucional, instituição que nos negou esse direito de partilha, esta nega reflete, e vou citar: “…o ancestral pendor centralista da cultura política dominante”, apontou José Manuel Rodrigues.

O presidente do Parlamento madeirense falava na ilha de São Jorge, esta tarde, na Sessão Solene das Festas de São Jorge, no município de Velas, nos Açores, à qual presidiu.

“É neste clima de desconfiança e de desconsideração para com as Autonomias que nos movemos e nos governamos. Deveria ser o seu contrário, já que é indiscutível que a Autonomia foi uma das grandes conquistas da nossa Democracia e é um instrumento de unidade nacional”, afirmou.

“Neste âmbito, todavia, existem exceções, e aqui ressalve-se a solidariedade e cooperação de algumas instituições do Estado com as Regiões Autónomas, de que é exemplo a ação das Forças Armadas na última crise sísmica nesta querida ilha de São Jorge”, salientou José Manuel Rodrigues, que considerou ser “urgente uma revisão da Constituição que aprofunde os poderes e competências das Regiões Autónomas e que fixe claramente as responsabilidades e incumbências da República para com os portugueses das ilhas”.

“Os projetos de revisão da lei Fundamental apresentados na Assembleia da República são uma deceção e estão muito longe de corresponder às necessidades e aspirações de açorianos e madeirenses”, lastimou.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou que “o modelo de financiamento das Autonomias está desfasado da realidade e precisa de ser revisto, porque das duas uma: ou a República reforça os meios financeiros de apoio às Regiões Autónomas, designadamente para suportar os custos com a Educação e a Saúde, que são tarefas fundamentais do Estado”.

Defende, ainda, José Manuel Rodrigues, que a República deve atribuir às Regiões “capacidade legislativa para criar sistemas fiscais próprios, que nos permitam ser competitivos com outras regiões europeias e assim captar investimento e arrecadar receitas para fazer face aos níveis da nossa despesa”. E acrescenta, o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que “seja qual for a opção, impõe-se uma profunda revisão da Constituição e, consequentemente, dos Estatutos Político-Administrativos e ainda de uma nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas que reforce a solidariedade e a coesão nacional”, disse.

Na sua intervenção começou por prestar uma homenagem a um “Amigo açoriano”, Alvarino Pinheiro, que deixou “um importante legado político de autonomista convicto e consequente e um grande exemplo de Homem que fazia política com ética e com princípios”, para depois destacar os aspetos históricos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

“Seis séculos de história. Há muitos países que não têm, nem de perto nem de longe, esta longevidade e esta riqueza de uma História que nos deve orgulhar, pois aqui, nos Açores, como na Madeira, soubemos construir Portugal no Atlântico”, enfatizou.

 

Intervenção José Manuel Rodrigues (Reportagem RTP Açores)
Ser Ilhéu (Reportagem RTP Açores)
Intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira na sessão solene das Festas de São Jorge (áudio)
Festas de São Jorge Açores - Reportagem RTP Açores (vídeo)
Copyright © 2018-2024 ALRAM