Educação artística na Região sem paralelo no país, afirma José Manuel Rodrigues

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou, hoje, que a educação artística e musical, ministrada nas escolas da Madeira e do Porto Santo, “é um trabalho que nos deve orgulhar e que não encontra paralelo noutra zona do país”. Na abertura da 6.ª edição do aCORDE, no âmbito da...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa ExposiçãoExposiçãoPresidente
Educação artística na Região sem paralelo no país, afirma José Manuel Rodrigues
  • 3S1A1162.jpg
  • 3S1A1059.jpg
  • 3S1A0739.jpg
  • 3S1A0783.jpg
  • 3S1A0827.jpg
  • 3S1A0881.jpg
  • 3S1A0941.jpg
  • 3S1A1138.jpg
  • 3S1A1188.jpg
  • 3S1A1226.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou, hoje, que a educação artística e musical, ministrada nas escolas da Madeira e do Porto Santo, “é um trabalho que nos deve orgulhar e que não encontra paralelo noutra zona do país”.

Na abertura da 6.ª edição do aCORDE, no âmbito da comemoração do Dia Regional dos Cordofones Madeirenses que se assinala a 4 de fevereiro, José Manuel Rodrigues vincou a importância do ensino dos instrumentos de corda como forma de afirmação da identidade cultural. “Afinal aquilo que nos distingue de outros povos e nos afirma no mundo é a nossa identidade cultural, e dentro dessa identidade cultural, a música e em particular os cordofones tradicionais têm tido uma ação muito importante, porque são o nosso património imaterial e aquilo que nos distingue”.

O Presidente do Parlamento madeirense reafirmou ainda o apoio da Assembleia Legislativa da Madeira à realização de um Festival de Cordofones Tradicionais Madeirenses.

Já o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia começou por felicitar “professores e alunos”, pela “iniciativa que procura assinalar e valorizar os nossos instrumentos tradicionais, os cordofones”.

“A melhor forma de valorizar este património é a implementação e a prática dos mesmos nas nossas escolas. Estamos a falar em cerca de 1.000 alunos envolvidos na sua prática”, reforçou Jorge Carvalho.

Entre os dias 1 e 4 de fevereiro de 2023, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) é o palco principal dos cordofones tradicionais madeirenses. Além da exposição, que pode ser admirada no átrio do Parlamento, esta é, ainda, uma  “oportunidade de divulgação, junto da comunidade, do trabalho desenvolvido por professores e alunos dos ensinos básico e secundário da RAM na área dos cordofones tradicionais,  bem como, por outras instituições públicas ou privadas, de cariz cultural e/ou educativo”.

Estão previstos dois concertos, o primeiro no dia 3, às 19h00, pela Orquestra de Cordofones, e o segundo, no dia 4, às 19h00, com a participação dos grupos "Machetinho", Jovens Cordofonistas e Romarias do Rochão, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

De destacar, ainda, a participação especial de diferentes grupos de cordofones de Portugal Continental, da Região Autónoma dos Açores e até mesmo internacionais (através de gravações em vídeo), o que enriquece esta iniciativa.

Do programa consta, também, uma palestra do músico e professor Luís Capela, um dos maiores impulsionadores da prática de instrumentos de cordofones tradicionais portugueses, nomeadamente, do cavaquinho e da viola braguesa.

A entrega dos prémios aCORDE terá lugar no dia 3, pelas 15h45, na ALRAM.

Abertura aCORDE 01FEV2023 (áudio)
aCORDE 2023 FINAL (Vídeo)

 

Copyright © 2018-2024 ALRAM