Importa retomar os fundamentos do Estado de Direito e devolver às sociedades princípios, valores e regras

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira apelou, hoje, “ao retomar os fundamentos do Estado de Direito” de modo a “devolver às sociedades princípios, valores e regras”. As declarações marcaram a cerimónia de abertura do 19º Encontro Internacional de Juristas, no hotel Vila Porto Mare, no...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa PresidenteConferênciaPresidente
Importa retomar os fundamentos do Estado de Direito e devolver às sociedades princípios, valores e regras
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-48.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-46.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-50.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-45.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-47.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-49.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-51.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-53.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-54.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-55.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-56.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-57.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-58.jpg
  • 2023-01-22_ENCONTRO_JURISTAS-59.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira apelou, hoje, “ao retomar os fundamentos do Estado de Direito” de modo a “devolver às sociedades princípios, valores e regras”.

As declarações marcaram a cerimónia de abertura do 19º Encontro Internacional de Juristas, no hotel Vila Porto Mare, no Funchal.

“O último Relatório do Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral conclui que há uma erosão da Democracia em todo o mundo e que há cada vez mais países a afastarem-se do Estado de Direito e a caminharem para o autoritarismo”, reforçou.

“Um em cada dois regimes democráticos em todo o mundo está em declínio e este é o pior resultado da última década neste Relatório sobre a saúde das Democracias, que é levado a efeito desde há meio século”.

Para o Presidente do Parlamento madeirense “as razões desta erosão são conhecidas: o fosso entre eleitos e eleitores; a credibilidade dos resultados eleitorais; a corrupção e a falta de transparência da governação e a desilusão dos jovens com a política”. Apontou ainda “o crescimento dos extremismos, corporizados em partidos populistas, ou a emersão de movimentos inorgânicos que põem em causa a estabilidade dos regimes e a paz social”.

“Julgo ser crucial um regresso ao institucionalismo, reforçando e dignificando as organizações judiciais, executivas e legislativas, no pleno respeito da separação de poderes, mas cooperando institucionalmente”.

“A ética e o respeito pela lei têm de pautar todas ações dos agentes dos diversos poderes, combatendo o sentimento de impunidade, ou a sua perceção por parte dos cidadãos”, rematou. 

Além de vincar que “os Parlamentos têm de estar mais próximos dos cidadãos e os eleitos dos eleitores, para que as pessoas não sintam que a Democracia se reduz ao ritual das eleições e que o seu voto só conta de quatro em quatro anos”, José Manuel Rodrigues, perante uma plateia de magistrados e juristas defendeu que “os Tribunais de Contas devem ser vistos como órgãos essenciais a uma boa governação e gestão rigorosa dos dinheiros públicos e não encarados como obstáculos a corretas decisões executivas e à celeridade na execução das políticas públicas”.

“Na senda do que tem vindo a ser seguido, ultimamente, pelo Tribunal de Contas de Portugal, os Tribunais de Contas devem ter uma ação preventiva e pedagógica e não apenas punitiva e sancionatória, pois sabemos da fragilidade e debilidade das estruturas de controlo e auditoria de que padecem muitas administrações públicas”, concluiu.

Nesta cerimónia, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira foi agraciado com a Estátua do Laçador, um monumento da cidade de Porto Alegre que represente o gaúcho pilchado.

A cerimónia de boas-vindas e a apresentação do programa contou com uma homenagem a professores, juízes e especialistas em Direito, entre eles está o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares.

José Prada, advogado madeirense, e Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, foi também distinguido com o “Troféu de Excelência Jurídica Internacional”.

 

Parlamento madeirense acolhe Encontro Internacional de Juristas

O reflexo dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos dá mote ao 19º Encontro Internacional de Juristas, que acontece até quinta-feira no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

Cerca de 120 juristas, juízes e magistrados de Portugal, do Brasil, da Argentina, de Itália e da Grécia vão debater temas como “Os Tribunais de Contas como instituições essenciais à democracia”, “Os Tribunais de Contas e o Princípio da Prevalência dos Direitos Humanos” e os “Tribunais de Contas e a efetividade de políticas públicas a favor da cidadania”.

O presidente do Tribunal de Contas de Portugal é o primeiro conferencista a abrir a ordem de trabalhos do dia 23 de janeiro, segunda-feira. José Tavares vai falar do “Tribunal de Contas de Portugal e valores democráticos”.

 

Fotografia: Paulo Abreu

 

José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM