O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira esteve presente no concerto comemorativo do 36.° aniversário do Grupo Coral do Arco da Calheta, que teve lugar na noite deste sábado, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. Na ocasião, José Manuel Rodrigues felicitou o grupo pelo "trabalho desenvolvido em prol da música e da cultura na Região Autónoma da Madeira", trabalho este que "demonstra a aposta que tem sido feita, por parte dos órgãos de Governo Próprio da Região, para preservar a nossa cultura, difundi-la e, acima de tudo, promover os valores do humanismo na nossa sociedade", sublinhou. O Presidente do parlamento madeirense fez questão de selar o momento presenteando o Grupo Coral do Arco da Calheta com uma caneta gravada com a sigla ALRAM, revestindo a oferta de um caráter eminentemente simbólico, por associação à casa da Democracia, "que é também a casa da palavra e da escrita". "O parlamento está sempre aberto para as vossas manifestações culturais.", concluiu.
No final, José Manuel Rodrigues foi agraciado com um ramo de flores pelo presidente da direção do Grupo Coral, Luís Jardim.
O espetáculo contou, ainda, com a participação especial do Grupo de Formação Musical da Casa do Povo da Calheta, sob a direção artística de Carla Jardim, que interpretou quatro temas, fechando com "Santo Amaro" (recolha do Xarabanda - Santa Cruz), numa alusão ao dia do padroeiro, que se assinala a 14 de janeiro.
Do repertório do Grupo Coral da Calheta, dirigido pela maestrina Maria João Caires, com acompanhamento ao piano de João Caldeira, fizeram parte vários temas da autoria do maestro João Victor Costa, entre outros bem conhecidos do cancioneiro popular português.
O Grupo Coral do Arco da Calheta é composto por 25 elementos e foi fundado em janeiro de 1987, por Carlos Moniz, sob a Direção Artística do Tenor João Victor Costa, tendo contado, mais tarde, com a colaboração da professora Maria dos Anjos. Nesse mesmo ano, levou a efeito o I Encontro de Grupos Corais da Região Autónoma da Madeira, uma iniciativa nunca antes realizada no arquipélago. Em 1988, editou o primeiro de dois LP’S de "Canções Tradicionais Madeirenses" e, em 1993, participou no XI Encontro de Grupos Corais de Portalegre, numa digressão que contemplou, também, concertos em Castelo de Vide e Lisboa. Dois anos depois, em 1995, editou o seu primeiro CD, "Cantares da Minha Terra", com acompanhamento musical da Tuna do G.A.E.M.D, da Secretária Regional de Educação, edição da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta. Em 1997, participou no programa televisivo da RTP Madeira "Recados das Ilhas" e, em dezembro do mesmo ano organizou, pela primeira vez, uma série de concertos de Natal realizados em várias igrejas do Concelho após as Missas do Parto. o Grupo Coral participa, anualmente, nos Festivais de Coros da Madeira, desde 1989, e o seu repertório foi selecionado para integrar o CD duplo "Os melhores Coros Amadores da Região da Madeira". Participou, ainda, na Festa das Nações, realizada, pela primeira vez, na Região Autónoma da Madeira, e nas comemorações dos 25 anos da Autonomia.
José Manuel Rodrigues, Presidente ALRAM (áudio)