Assembleia Legislativa da Madeira lança glossário da linguagem parlamentar

Share Image

A legislatura chegou ao fim com mais um contributo público em nome de uma sociedade melhor informada, desta feita em forma de glossário no qual são partilhados poderes e competências, quer dos deputados, quer do próprio Parlamento, bem como um conjunto de termos parlamentares porventura...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa Parlamento Mais PertoParlamento Mais Perto
Assembleia Legislativa da Madeira lança glossário da linguagem parlamentar
  • Glossário Promo_1.jpg

A legislatura chegou ao fim com mais um contributo público em nome de uma sociedade melhor informada, desta feita em forma de glossário no qual são partilhados poderes e competências, quer dos deputados, quer do próprio Parlamento, bem como um conjunto de termos parlamentares porventura desconhecidos dos cidadãos.

A obra de 32 páginas, distribuída com a edição do DIÁRIO, foi coordenada por Cristina Costa e Silva. Um documento que resulta da parceria entre a Assembleia Legislativa da Madeira e o DIÁRIO numa missão de serviço público e que para o presidente do Parlamento ilustra a dinâmica da Autonomia, uma das maiores conquistas da democracia.

“Espero que esta publicação possa ser útil aos cidadãos, em particular àqueles que se interessam pelo funcionamento dos órgãos de Governo próprio da Região, da Assembleia Legislativa e do Governo Regional, e que contribua para um conhecimento mais amplo do Parlamento e dos poderes da Autonomia”, refere José Manuel Rodrigues na mensagem integrada no glossário.

A Assembleia Legislativa, eleita e representante do povo da Madeira e do Porto Santo, tem a capacidade para legislar sobre todas as matérias de âmbito regional que não estejam reservadas aos órgãos de soberania. Composta por 47 deputados, eleitos num círculo único, a Assembleia tomou posse, pela primeira vez, a 19 de julho de 1976, constituindo o ato fundador da Autonomia da Madeira.

 

ALRAM com DN

 

Copyright © 2018-2024 ALRAM