José Manuel Rodrigues presidiu esta terça-feira, 4 de julho ao lançamento do CD: Cantares de São Roque do Faial – Alma de um Povo, na sede da Casa do Povo de São Roque do Faial.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira lembrou que “A gravação destas músicas em CD para além de ser uma forma de preservar as nossas tradições musicais, é também um excelente veículo de promoção da freguesia. Este CD é um exemplo que cultivamos a nossa madeirensidade e levamos nossa região além-fronteiras.”
Manuel Heliodoro de Freitas Dória, Presidente da Direção da Casa do povo de São Roque do Faial afirmou que “São Roque do Faial é uma das 6 freguesias do concelho de Santana, onde cada vez mais a população vai diminuindo e, por conseguinte, vai sendo mais difícil manter as características como comunidade que sempre lutou pela sua dignidade como povo. De modo a preservar as nossas tradições e a nossa cultura, a Casa do Povo através das suas várias valências, vai fazendo uma recolha dos nossos usos e costumes. Todos sabemos que quando morre um idoso perde-se uma “biblioteca”. A melhor forma de isso não acontecer é deixar registado as suas memórias e assim preservar no tempo as memórias coletivas de um povo Este foi um trabalho inédito pelo facto de juntar num único CD uma quantidade de músicas de estilos e características bem diferentes.”
De modo a dar continuidade às recolhas, a Casa do Povo voltou a editar um CD com cantigas. A ideia foi envolver vários grupos da instituição e gravar as músicas que caracterizam a pitoresca freguesia.
José Manuel Rodrigues afirmou que “Neste CD está a nossa identidade cultural, as nossas melhores raízes, as nossas tradições, os nossos costumes, e é isso que nos distingue dos outros povos, sendo esta a melhor forma de preservar no tempo e deixar memória futura de toda a riqueza que a freguesia tem, elevar a nossa cultura pois é ela que distingue os nossos povos”.
“Este é um contributo decisivo para a identidade da cultura regional seja reforçada, pois integra-se na cultural da Região Autónoma da Madeira pois é importante para manter viva a nossa autonomia e o nosso projeto de emancipação política.” Findou o Presidente do parlamento regional.
José Manuel Rodrigues- 04.07.2023. (áudio)