Empresário Pedro Andrade investe em nova plataforma de gestão de dados na saúde com recurso a inteligência artificial

Share Image

ALRAM - Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa
Empresário Pedro Andrade investe em nova plataforma de gestão de dados na saúde com recurso a inteligência artificial
  • 1.jpg
  • 7.jpg
  • 8.jpg
  • 4.jpg
  • 5.jpg
  • 2.jpg
  • 6.jpg
  • 3.jpg

José Manuel Rodrigues entrevistou na edição desta manhã, do “Madeira Novos Talentos + Futuro” Pedro Andrade, um jovem empresário madeirense que liderou projetos que lançaram marcas como Craft Wallet, a certeira mecânica e Hunter, o primeiro skate elétrico português. Pedro Andrade é um jovem à procura do futuro, um empreendedor na área das tecnologias.

“A vontade de fazer acontecer é constante”, afirmou o jovem CEO de duas start ups, uma responsabilidade que assumiu antes de fazer 30 anos. A startup “Craft Wallet” foi a sua primeira empresa, focada na comercialização de carteiras metálicas minimalistas.

Formado em gestão de Marketing pelo Instituto Universitário de Lisboa, Pedro Andrade considera que “o trabalho de um empreendedor é identificar problemas e resolvê-los”.

O madeirense esteve também no lançamento de uma nova startup, denominada Hunter que acabou por se afirmar no setor da micromobilidade de luxo, com a criação do primeiro skate elétrico do mundo, que lhe valeu o reconhecimento da revista Times “como uma das melhores invenções do ano.”

Pedro Andrade reiterou que “temos de estar sempre abertos a ouvir a opinião dos outros, há pessoas com mais experiência do que nós e temos o privilégio de as ouvir, a principal qualidade de um CEO da minha idade é saber ouvir, porque não sabemos tudo”.

Questionado pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira sobre a Inteligência Artificial o empreendedor Pedro Andrade, que se dedica a criar novas startups, afirmou não ter medo da inteligência artificial.

O jovem contou ainda que “em conversa com um amigo, este manifestou-se com medo de perder o emprego por causa da Inteligência Artificial.”

Pedro Andrade admitiu estar a pensar num novo projeto relacionado com a inteligência artificial na área da saúde “Estamos a criar uma plataforma em que o cidadão cria uma conta, pede os seus dados, em que nós recolhemos as informações nos hospitais públicos e privados, entre outras instituições, damos os dados em formato compilado e interoperável aos cidadãos. Estamos a capacitar a população na gestão dos seus dados pessoais”.

Com os avanços da Inteligência artificial, será possível o cidadão ter os seus dados de saúde num formato em que possam trabalhar e usar em qualquer parte do mundo. “Estamos a lhes dar autonomia sobre a sua saúde, podendo assim partilhar com médicos e até mesmo farmácias. Estamos a dar aos profissionais de saúde de todo o mundo, uma ferramenta que pode salvar vidas.”

O empresário e a sua equipa pretendem reunir com as autoridades de saúde regionais e nacionais, bem como entidades da ciber segurança. Este será um projeto na ordem dos 3 milhões de euros. "A ideia é garantir que, na Madeira, isto aconteça pela primeira vez no mundo, em que transformamos os dados de saúde num ativo digital e damos às pessoas".

No decorrer da entrevista com José Manuel Rodrigues, no âmbito do projeto “Madeira Novos Talentos + Futuro”, do JM e do Parlamento madeirense, o Presidente do Parlamento Madeirense, comentou que o jovem tem feito um percurso significativo, uma vez que saiu do secundário, formou-se, abriu startups e já foi distinguido pelas conceituadas revistas Forbes e da Times.

A entrevista foi conduzida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e decorreu no Convento de Santa Clara no Funchal.

“Madeira Novos Talentos + Futuro” é um projeto promovido pelo JM em parceria com a Assembleia Legislativa da Madeira.

 

Madeira Novos Talentos- Pedro Andrade (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM