Fórum Económico Internacional homenageia o escultor Francisco Simões

Share Image

A exposição “Liaisons” (ligações), dá mote a uma homenagem do Fórum Económico Internacional ao escultor Francisco Simões. A cerimónia de inauguração da exposição, que reúne um importante espólio do artista e colecionador de arte, acontece no parlamento madeirense, amanhã, dia 23 de junho, pelas 13...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa ExposiçãoExposição
Fórum Económico Internacional homenageia o escultor Francisco Simões
  • Francisco Simões.jpg
  • Liaisons 5.jpg
  • Liaisons 6.jpg
  • Liaisons 2.jpg
  • Liaisons 4.jpg
  • Liaisons 1.jpg
  • Liaisons 3.jpg
  • Liaisons 7.jpg

A exposição “Liaisons” (ligações), dá mote a uma homenagem do Fórum Económico Internacional ao escultor Francisco Simões. A cerimónia de inauguração da exposição, que reúne um importante espólio do artista e colecionador de arte, acontece no parlamento madeirense, amanhã, dia 23 de junho, pelas 13 horas.

“A seleção de autores-artistas que, com Francisco Simões, comungam espaço e cruzam narrativas nesta exposição, recorda-nos a linha ténue que orienta o olhar de afeto e de fruição, por vezes compulsiva que motiva o ato de colecionar, mas também nos lembra, por proximidades estéticas, formais e simbólicas os processos de contaminação, que em arte, podem assumir a mais variada forma, cruzar diversos enquadramentos estilísticos e apesar da diversidade que sustentam, ter pontos em comum.

O exercício estético desenhado a partir da deambulação encenada entre criador e colecionador que sustenta esta mostra, tem no seu enquadramento formal a apresentação de aproximadamente de cinquenta obras, distribuídas entre pintura, escultura, cerâmica, serigrafia, desenho e gravura de autoria de Arpad Szenes, Artur Bual, Jean Cocteau, João Hogan, João Vieira, Júlio Resende, Justino Alves, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Moita Macedo, Nadir Afonso, Pablo Picasso, Rafael Canogar, Vieira da Silva e Francisco Simões.

Esta exposição, integra o programa do Fórum Económico Internacional, constituindo-se como uma organização conjunta do Instituto do Mundo Lusófono, da Assembleia Legislativa da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal. Com este projeto é objetivo da organização, no âmbito deste Fórum, homenagear o percurso de carreira de Francisco Simões”.

“Liaisons” fica no Parlamento madeirense até outubro de 2023. A entrada é livre.

Promo Liaisons (vídeo)
LIAISONS FRANCISCO SIMÕES (vídeo)
Copyright © 2018-2024 ALRAM