O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira agradeceu, esta sexta-feira, aos madeirenses residentes em São Paulo e transmitiu uma saudação especial dos deputados e dos governantes regionais.
Foi com emoção que José Manuel Rodrigues se dirigiu aos madeirenses radicados em São Paulo. “Aqui em São Paulo, nas nossas comunidades emigrantes, nós sentimos o orgulho de ser madeirense. Vocês que há muitos anos saíram da Madeira, vingaram na vida, e souberam integrar-se nesta cidade, neste Estado, no Brasil, honraram o nome daquele ponto no meio do Atlântico, que é a nossa querida Madeira”.
Aos madeirenses radicados no Brasil, José Manuel Rodrigues transmitiu uma saudação especial em nome dos 47 deputados madeirenses e do Parlamento que representa, e transportou uma mensagem dos Presidentes do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado. “Endereçam-vos parabéns, não só pelo que fazem pela Madeira por estas terras, mas também pelo que fazem, na volta, pela Madeira e pelo Porto Santo.”
“Devo dizer que esse orgulho de ser madeirense, que devemos cultivar, sente-se sobretudo quando visitamos as nossas comunidades emigrantes. Hoje senti aqui o que é ser madeirense, o que é ter raízes, memória, identidade madeirense e foi isso que nos deu força para que, após o 25 de Abril tivéssemos lutado para ter a nossa Autonomia, decidir os nossos destinos, e para que hoje a Madeira possa ter um governo Próprio e um parlamento próprio”.
“A Madeira recebe-os sempre de braços abertos. Apesar da crise a Madeira já recuperou economicamente”, referiu José Manuel Rodrigues, dando como exemplo o crescimento nos setores do turismo, das tecnologias e do imobiliário. “Em termos económicos felizmente estamos bem”, vincou.
A terminar o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira referiu que vai continuar a lutar para que os emigrantes possam, também um dia, vir a eleger deputados para o Parlamento madeirense.
José Manuel Rodrigues foi agraciado pela Casa Ilha da Madeira de São Paulo.
O dia culminou com o um encontro com o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Marques da Silva, e ficou marcado pela a abertura do Portugal 360, o maior evento sobre Portugal no Brasil, na Cinemateca Brasileira. Uma cerimónia marcada ainda pelas presenças do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviço, Nuno Fazenda, e pelo Presidente do Turismo de Portugal, Luís Andrade, e demais entidades portuguesas e brasileiras.
Hoje o recinto acolhe as cerimónias oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. António Mendonça Mendes, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro de Portugal é uma das altas entidades presentes neste momento que é também de homenagem a todos os portugueses, à língua portuguesa e às Forças Armadas Portuguesas.
Boas Vindas Casa Ilha da Madeira (vídeo)
Cerimónia da visita Casa Ilha da Madeira de São Paulo (áudio)