Alunos madeirenses debatem impacto das migrações no Parlamento madeirense

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A Assembleia Legislativa da Madeira acolhe, no próximo dia 5 de maio, pelas 09h30, a 4.ª edição do MadeiraMUN. O debate deste ano tem como tema “O Impacto das Migrações no Mundo Atual” e a sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa PresidentePresidente
Alunos madeirenses debatem impacto das migrações
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A Assembleia Legislativa da Madeira acolhe, no próximo dia 5 de maio, pelas 09h30, a 4.ª edição do MadeiraMUN. O debate deste ano tem como tema “O Impacto das Migrações no Mundo Atual” e a sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.

O Modelo das Nações Unidas (abreviado para MUN, do inglês Model United Nations) é uma simulação de um debate das Nações Unidas que se destina a alunos do ensino secundário.

Na edição deste ano, participam 42 alunos de seis escolas: Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Secundária Francisco Franco, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana). 

No MUN, os estudantes participam como “delegados” de um Estado membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e simulam comités da mesma. Este tipo de experiências não só permite aos estudantes envolverem-se no debate de importantes e atuais questões internacionais, como também alargar a sua visão do mundo e o seu conhecimento no que diz respeito às relações internacionais e ao papel da ONU, levando a que os jovens desenvolvam o seu espírito crítico, a sua consciência social, bem como os tão importantes soft skills (habilidades emocionais). O MUN ambiciona educar os seus participantes relativamente a questões cívicas, de comunicação eficaz, globalização e diplomacia multilateral.

Os alunos representarão 42 Estados-Membros. O debate do ano passado foi subordinado ao tema “Fake News: o impacto da desinformação na comunicação e entendimento globais”.

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