A Assembleia Legislativa da Madeira promoveu, hoje, a pedido do JPP, um debate sobre o “estado da saúde na Região Autónoma da Madeira”.
Élvio Sousa, líder parlamentar do Juntos Pelo Povo, referiu que “passados 8 anos de governo estão por regulamentar os prazos das consultas” e que as “listas de espera têm crescido exponencialmente”, afirmando que as mesmas tiveram um “apagão de 45%, em 2022”
O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil garantiu que a redução das listas de espera “é real”. “Estamos com mais cirurgias, com mais consultas e mais exames, garantiu Pedro Ramos, destacando, também, o grande esforço dos profissionais de saúde na melhoria da resposta às necessidades de saúde da população.
Sérgio Gonçalves, deputado e líder do PS Madeira, disse que os números das listas de espera foram “martelados”, garantindo que existem mais pessoas à espera de uma cirurgia.
O PCP entende que o governo está a desmantelar o Serviço Regional de Saúde para criar um Sistema Regional de Saúde assente no setor privado.
Já o PSD e o CDS-PP destacaram o tratamento diferenciado aos profissionais de saúde na Madeira, através da valorização das carreiras, e a importância da correção das listas de espera, o que veio tornar visível a realidade da redução do número de pessoas que aguardam por um ato médico.