Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira destaca a importância das estatísticas para a governação

Share Image

O Presidente do Parlamento madeirense destacou, esta manhã, a importância e os benefícios das estatísticas na orientação das decisões políticas e da governação. “No passado, eventualmente, incorremos em alguns erros porque as políticas públicas eram traçadas numa base empírica, porque não existiam...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa PresidentePresidente
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira destaca a importância das estatísticas para a governação
  • A04A5991.JPG
  • A04A6029.JPG
  • A04A6005.JPG
  • A04A5925.JPG
  • A04A5919.JPG
  • A04A5892.JPG

O Presidente do Parlamento madeirense destacou, esta manhã, a importância e os benefícios das estatísticas na orientação das decisões políticas e da governação.

“No passado, eventualmente, incorremos em alguns erros porque as políticas públicas eram traçadas numa base empírica, porque não existiam estatísticas ou as que se conheciam eram, claramente, insuficientes para tomar as melhores decisões”, começou por referir José Manuel Rodrigues na abertura do III Colóquio de Estatística Regional, que decorre no auditório do Museu de Eletricidade da Madeira – Casa da Luz.

“E quando as decisões não estão suportadas por estudos estatísticos, o desconhecimento das tendências enviesa as tomadas de decisão e a todos onera”, vincou.

José Manuel Rodrigues destacou, ainda, a “evolução muito positiva que os serviços de estatística (Direção Regional de Estatística da Madeira) têm vindo a registar, quer na oportunidade quer na celeridade dos dados apurados e divulgados”.

 “Dispomos de serviços eficientes que apuram e divulgam, a tempo e horas e com grande fiabilidade, os números que permitem quer aos Governos quer às empresas tomarem as melhores decisões, no primeiro caso a favor do Bem Comum, no segundo caso para os seus investimentos”, realçou.

“As pessoas não são números, mas não tenho dúvidas de que os números são essenciais para a vida das pessoas”, afirmou o Presidente do Parlamento madeirense.

“Assim, as estatísticas deixaram de ser uma coisa de políticos, governantes, economistas e analistas, passando a fazer parte da cidadania e, nesse plano, constituem um dos pilares da uma boa governação.

E uma boa governação é o melhor antídoto contra o vírus da demagogia, do radicalismo e do populismo, ameaças sérias às nossas Democracias”, concluiu.

José Manuel Rodrigues 17Maio2023 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM