Secretário Regional de Educação enaltece participação cívica dos estudantes

Share Image

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia enalteceu, esta tarde, o trabalho dos alunos que participaram, no Parlamento madeirense, MadeiraMUN 2023. O Modelo das Nações Unidas (abreviado para MUN, do inglês Model United Nations) é uma simulação de um debate das Nações Unidas que é...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa Parlamento Mais PertoParlamento Mais Perto
Secretário Regional de Educação enaltece participação cívica dos estudantes
  • 3S1A1263.jpg
  • 3S1A1199.JPG
  • 3S1A1160.JPG
  • 3S1A1167.JPG
  • 3S1A1182.JPG
  • 3S1A1286.JPG

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia enalteceu, esta tarde, o trabalho dos alunos que participaram, no Parlamento madeirense, MadeiraMUN 2023.

O Modelo das Nações Unidas (abreviado para MUN, do inglês Model United Nations) é uma simulação de um debate das Nações Unidas que é realizada ao nível do ensino secundário e universitário.

Na edição deste ano, participaram 42 alunos de seis escolas: Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Secundária Francisco Franco, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana). 

“São estes momentos de participação cívica que dão um contributo muito significativo para a construção de cidadãos competentes e capazes para os seus desempenhos sociais e de intervenção na sociedade”, começou por referir Jorge Carvalho.

No encerramento da 4.ª edição do MadeiraMUN, que este ano teve como tema “O Impacto das Migrações no Mundo Atual”, o governante salientou que num mundo global a mobilidade apresenta-se como um dos fatores decisivos para a construção do mesmo, e onde os jovens têm uma grande capacidade e apetência por essa mobilidade, seja por via da formação ou do ponto de vista profissional”. No entanto, Jorge Carvalho, lamentou que neste mundo global haja outras zonas do mundo que procuram melhores condições de vida, por causa de conflitos, que devem merecer a nossa atenção”.

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia pediu aos estudantes madeirenses que estejam atentos “aos processos da emigração forçada”, de forma a que o “acolhimento tenha a melhor resposta”, apontado como exemplos os regressados da Venezuela e a vinda de imigrantes ucranianos para a Região.

MadeiraMUN Tarde 05.05.2023 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM