Governo Regional da Madeira apresenta no Parlamento diploma para os cuidados de longa duração

Share Image

A Comissão de Saúde e Assuntos Sociais enviou, esta tarde, para debate em plenário, a Proposta de Decreto Legislativo Regional que “Aprova o regime jurídico do Modelo de Cuidados de Longa Duração da Região Autónoma da Madeira”, confirmou o presidente da comissão. “Uma vez que nada consta no diploma...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Governo Regional da Madeira apresenta no Parlamento diploma para os cuidados de longa duração
  • 3S1A9801.JPG
  • 3S1A9772.JPG
  • 3S1A9785.JPG
  • 3S1A9786.JPG
  • 3S1A9798.JPG
  • 3S1A9804.JPG

A Comissão de Saúde e Assuntos Sociais enviou, esta tarde, para debate em plenário, a Proposta de Decreto Legislativo Regional que “Aprova o regime jurídico do Modelo de Cuidados de Longa Duração da Região Autónoma da Madeira”, confirmou o presidente da comissão. “Uma vez que nada consta no diploma da auscultação de entidades, foi decidido averiguar se foram ouvidas as Ordens profissionais, a União das IPSS e a mesa das Misericórdias”, adiantou Élvio Jesus.

“Os cuidados de longa duração enfatizam a continuidade e a integração de cuidados e incluem a prevenção, a promoção, os cuidados curativos, a reabilitação, as ações paliativas e o apoio social, promovendo uma adequada transição de cuidados entre os diferentes ambientes (domicílios, respostas residenciais, respostas de internamento) e a correta gestão das várias funções e níveis de cuidados”, refere o diploma.

Os deputados, também, remeteram para o debate alargado três projetos de resolução, sendo um do PS que “Recomenda ao Governo Regional da Madeira a reativação e alargamento da Linha SRS 24”. Élvio Jesus lembrou “que este alargamento da linha já tinha sido objeto de uma votação unânime na Assembleia, mas que o Governo Regional não deu seguimento.”

Já o JPP apresentou duas resoluções que recomendam ao Governo Regional da Madeira “a disponibilização de valências SIV – Suporte Imediato de Vida – nos municípios de Santana e Porto Moniz, localidades onde foram encerradas as urgências noturnas” e que “atualize, com caráter de urgência, os valores das tabelas diárias de estadia e refeições no Continente ou na cidade do Funchal, atribuídos aos utentes que se deslocam para tratamento fora da Região”.

Foi recusado o requerimento de audição parlamentar, apresentado pelo Partido Socialista, “Sobre o impacto da mudança de gestão do Estabelecimento Bela Vista nas relações laborais e contratuais com os trabalhadores do estabelecimento”. “O PS sugeria uma audição da UGT e do Sindicato dos Enfermeiros da Madeira que foi rejeitada pelos deputados do PSD”. A maioria preferiu aguardar pelos esclarecimentos da Secretária Regional de inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, que serão prestados na próxima sexta-feira, pelas 10 horas, nesta Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais.

Élvio Jesus, presidente da 5.ª Comissão (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM