A Reitora da Universidade Católica Portuguesa profere, amanhã, pelas 17h30, na Assembleia Legislativa da Madeira uma conferência subordinada ao tema “Há líderes que nascem mulheres – Sobre liderança e o crescimento do país”.
Isabel Capeloa Gil é considerada uma das mulheres mais poderosas do país e uma das mais influentes na área da Educação em Portugal. O exemplo e a importância das lideranças femininas têm dado mote a palestras e a publicações sobre a temática que a professora catedrática investiga e dá especial atenção.
A Reitora da Universidade Católica foi nomeada, este ano, pelo Papa Francisco consultora do Dicastério para a Cultura e Educação, cujo prefeito é, desde setembro de 2022, o cardeal madeirense D. José Tolentino Mendonça.
Isabel Capeloa Gil é a sexta reitora da Universidade Católica Portuguesa, sendo Professora Catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas, tendo tomado posse em outubro de 2016. Desde 2018 é, também, Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC).
Com mais de 150 trabalhos publicados, Isabel Capeloa Gil tem contribuído para a valorização da investigação no campo dos Estudos de Cultura. Na gestão universitária, tem-se destacado no desenvolvimento da estratégia de internacionalização e investigação da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Vice-Reitora, entre 2012 e 2016, e responsável pelos polos de Investigação e Internacionalização.
A conferência, desta quarta-feira, realiza-se no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira e é de entrada livre.
A palestra insere-se do ciclo de conferências Parlamento Com Causas, um projeto do Parlamento madeirense criado para provocar o debate público em torno dos grandes temas e causas sociais, com incidência nas áreas da saúde, do Direito, da educação, da família, da economia, do desporto e da defesa. Estas palestras, para além de terem o objetivo de envolver a sociedade civil na discussão de problemáticas comuns da atualidade, são fundamentais para aprofundar as temáticas do processo legislativo em curso e futuras.