José Manuel Rodrigues afirma que a paz exige estados de direito democrático fortes

Share Image

ALRAM - Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa Presidente
José Manuel Rodrigues afirma que a paz exige estados de direito democrático fortes
  • 1.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, marcou presença esta tarde na Cerimónia de abertura do “Encontro Internacional para Paz, Religiões e Culturas em Diálogo” que se realiza em Berlim, Alemanha entre os dias 10 a 12 de setembro de 2023.
Antes da sessão de abertura do Encontro, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, foi recebido pelo Presidente da República Federal da Alemanha, numa audiência restrita, na qual estiveram apenas alguns chefes de Estado e líderes religiosos, culturais e académicos participantes no evento.

José Manuel Rodrigues, em declarações defendeu esta tarde que o foco da sua intervenção estará relacionado com o flagelo da guerra que decorre atualmente na Europa, a invasão da Rússia com a Ucrânia, afirmando mesmo que “não podemos nos esquecer igualmente de outras grandes guerras ocorridas em África e no médio oriente, onde aguarmos que a presença de quase 2 mil pessoas aqui, sejam capazes de encontrar entre diálogos, o caminho para a paz. Este encontro ocorre num momento perturbador onde decorre uma grande guerra no coração da Europa. Estes conflitos põe em causa a nossa convivência, a nossa sociedade, a nossa coexistência e sobretudo a nossa paz. Sabemos que as grandes guerras foram desencadeadas por grandes ditaduras e a demoraria é um grande “factor paz”. Aquilo que amanhã defenderei, é que as instituições políticas, judiciais, executivas e policiais regressem mais fortes, tenham mais força e crédito junto das suas populações, respeitem mais os seus cidadãos e que façam com que os cidadãos possam participar mais na vida coletiva e que assim se reforcem mais as democracias favorecendo desta maneira um clima de paz e de estabilidade social. O reforço do estado de direito democrático, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento, é absolutamente essencial para que não existam estados falhados.”

O principal objetivo destes encontros internacionais anuais pela paz é promover o diálogo entre figuras políticas e religiosas de alto nível, envolvendo representantes da cultura e da sociedade civil, crentes e não crentes, para promover uma cultura de diálogo, paz e coexistência.

Este evento é o trigésimo sétimo encontro organizado pela Comunidade de Sant'Egidio, após o histórico Dia Mundial de Oração pela Paz entre as religiões do mundo, iniciado pelo Papa João Paulo II em 1986. Desde então, Sant'Egidio abraçou o Papa apelo para "continuar a viver o espírito de Assis", propondo um encontro internacional anual dedicado ao diálogo e à promoção de amizades entre representantes de diversas fés e culturas. Este movimento de paz e reconciliação cresceu ao longo dos anos e está ativo em vários países em todo o mundo.
A Comunidade de Sant'Egidio, fundada em Roma há 55 anos e atualmente presente em mais de 70 países do mundo, é reconhecida por seu trabalho pela paz e pelo apoio aos mais vulneráveis. É a responsável pela organização deste encontro, em colaboração com a Igreja Católica e a Igreja Evangélica de Berlim.

 

Encontro Internacional da Paz, José Manuel Rodrigues- 10.09.2023 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM