Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira é orador no Encontro Internacional “A Ousadia da Paz”

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira participa, entre os dias 10 e 12 de setembro, no encontro internacional "A Ousadia da Paz: Religiões e Culturas em diálogo", que acontece em Berlim, na Alemanha. José Manuel Rodrigues é o único orador português do fórum intitulado “Democracias no...

XII Legislatura, IV Sessão Legislativa Presidente
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira é orador no Encontro Internacional “A Ousadia da Paz”
  • 1.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira participa, entre os dias 10 e 12 de setembro, no encontro internacional "A Ousadia da Paz: Religiões e Culturas em diálogo", que acontece em Berlim, na Alemanha. José Manuel Rodrigues é o único orador português do fórum intitulado “Democracias no limite: desafios e perspetivas”, onde intervêm Mohammed Ali Bahr Al-Uloom, Diretor do Instituto Bahr al-Uloom de Ciências Políticas, do Iraque, Marco Damilano, Editor e Escritor, de Itália, Jean-Dominique Durand, Historiador e Presidente da Amitié Judéo-Chrétienne de França, Ram Madhav, Membro Fundador da Fundação do Conselho de Administração da Índia, Reinhard Marx, Cardeal e Arcebispo de Munique e Freising, na Alemanha, e Annette Schavan, Ex-Ministro Federal da Educação e Pesquisa, da Alemanha.
Os oradores são chamados a dar contributos para ultrapassar os desafios que se colocam aos regimes democráticos, na certeza de que “as democracias proporcionaram ao mundo o período de paz mais longo da história, garantindo liberdades fundamentais e oportunidades de crescimento pessoal. No entanto, muitas democracias ocidentais enfrentam agora desafios de proponentes da ‘democracia iliberal’, oscilações da opinião pública, mudanças na disseminação de informações, controlo dos meios de comunicação, amplificação de medos, forças centrífugas e exigências por pontos fixos. Isto representa um desafio significativo que exige uma reconsideração coletiva pelo bem maior”, pode ler-se no documento orientador do fórum que acontece, no dia 11 de setembro, na capital da Alemanha.
O Cardeal Matteo Zuppi, Presidente da Conferência Episcopal Italiana, e Enviado Especial do Papa para a Paz, é uma das figuras de destaque neste encontro internacional. No final de junho deste ano, Matteo Zuppi fez uma viagem de três dias à Rússia para “identificar iniciativas humanitárias” e abrir “caminhos de Paz”. Antes, no início do mesmo mês, tinha estado em Kiev, capital da Ucrânia, também com o objetivo de alcançar as tréguas e fazer regressar a normalidade a estes países. Para Zuppi, a Europa "deve tentar de todas as formas ajudar as iniciativas de paz, seguindo o convite do Papa para uma paz criativa".
“Este evento é o trigésimo sétimo encontro organizado pela Comunidade de Sant'Egidio, após o histórico Dia Mundial de Oração pela Paz entre as religiões do mundo, iniciado pelo Papa João Paulo II em 1986. A Comunidade de Sant'Egidio, fundada em Roma há 55 anos e atualmente presente em mais de 70 países do mundo, é reconhecida por seu trabalho pela paz e pelo apoio aos mais vulneráveis.

Copyright © 2018-2024 ALRAM