O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, marcou presença nesta quinta-feira, 07 de setembro, na Expo Porto Santo, que decorre no Pavilhão Multiusos do Porto Santo até o próximo dia 10 de setembro.
José Manuel Rodrigues, deixou vários elogios ao evento "que já criou raízes na população porto-santense. Já faz parte do tecido económico e social, e é um marco anual da ilha do Porto Santo, que deve e pode ser prosseguido, trata-se de apoiar a iniciativa privada, trata-se de apoiar os investidores e aqueles que criam emprego e criam riqueza" afirmou, enaltecendo também a recuperação do crescimento económico da Região.
José Manuel Rodrigues apelou para a necessidade de existir uma revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, “que possa adequar o sistema fiscal nacional à realidade da Madeira, mas sobretudo à realidade do Porto Santo".
O Presidente do Parlamento regional assegurou ainda que “Há custos de insularidade no Porto Santo, que são pagos pela Região Autónoma da Madeira e que deviam ser assumidos pelo Estado, sobretudo tendo o Porto Santo a dupla insularidade que tem, tem de ter um regime fiscal muito próprio, designadamente em termos de IRC para as empresas e também de contribuições para a Segurança Social.”
A feira conta a participação de 23 empresas do Porto Santo, 18 da ilha da Madeira, 11 do continente e 1 dos Açores, num total de 53 empresas. A Expo Porto Santo visa promover, potenciar e despertar o interesse de expositores e visitantes, em diversas atividades, oriundas do País e da Região Autónoma da Madeira.
Pela primeira vez estará representada a Região do Mondego, bem como a participação forte de empresas de sidra da Madeira. Estão ainda patentes produtos agrícolas do Porto Santo e de produtores de mel do Porto Santo, a par de comerciantes do artesanato local.
Estão a decorrer conferências temáticas ao longo dos dias entre as quais (Sidra da Madeira, Apoio às empresas IDE, Apresentação do PEPAC, Desafios da Madeira 2030, Mercado do Trabalho, empregabilidade e medidas ativas e Porto Santo, presente e futuro).
A Feira funciona entre as 18h00 e as 24 horas.
Porto Santo, José Manuel Rodrigues- 07.09.2023 (áudio)