A Capela de Santo António da Mouraria acolhe, no dia 19 de dezembro, pelas 07h30, a Missa do Parto que junta os deputados e os funcionários do Parlamento madeirense. A celebração é aberta ao público e será presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
A Missa do Parto conta a participação do “Coro das 21”, formado por jovens católicos, que irão animar a eucaristia e o convívio, nesta que é uma das tradições mais antigas do Natal madeirense.
As Missas do Parto consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal (entre 16 e 24 de dezembro) e são uma tradição natalícia que acontece em todas as paróquias madeirenses, e à qual se junta a Assembleia Legislativa da Madeira, com a celebração de uma missa, que nos últimos anos tem sido presidida pelo Bispo do Funchal.
A celebração anual de uma Missa do Parto na capela de Santo António da Mouraria, templo do século XVIII, propriedade do Parlamento madeirense, é a concretização de uma das propostas do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. José Manuel Rodrigues entende que o Parlamento madeirense, como casa que representa o povo da Madeira e do Porto Santo, deve, também, associar-se à “Festa”, assim como é conhecida a quadra natalícia na Região, que junta o religioso e o profano numa única tradição.