A cerimónia dos Prémios CALRE “Estrelas da Europa” realizou-se, esta quinta-feira, dia 30 de novembro de 2023, no Parlamento da Região de Bruxelas-Capital, à margem da do Comité Permanente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE).
O Prémio do Comité Permanente foi entregue ao Tiroler Landtag (Áustria) pelo projeto « Dreier-Landtag / La seduta congiunta ».
A Assembleia da Extremadura (Espanha) recebeu o prémio da Assembleia Plenária pelo projeto «Debater a Europa».
Por último, o Prémio Escolha Popular foi para o Conselho Regional da Lombardia, pelo projeto Projeto Autoridades Locais Europa Lombardia 21-27”.
A Assembleia Legislativa da Madeira candidatou-se a estes Prémios com o projeto “Parlamento Cultural”.
José Manuel Rodrigues explicou a iniciativa do Parlamento Madeirense, afirmando-a como uma “operação vasta de aproximar a Assembleia Legislativa da Madeira dos eleitores”.
“Escolhemos a cultura como um veículo de aproximação aos cidadãos”, vincou José Manuel Rodrigues perante os seus homólogos europeus.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira destacou, também, que ao acolher a Orquestra Clássica da Madeira e a Orquestra de Bandolins da Madeira, o edifício sede afirmou-se enquanto “polo cultural da cidade do Funchal”.
Os Prémios CALRE “Estrelas da Europa” foram criados em 2016 com o objetivo de dar a conhecer as melhores práticas e iniciativas adotadas pelas Assembleias Regionais Europeias, membros da CALRE (Conferência das Assembleia Legislativas Regionais Europeias) que melhorem aspetos ou sectores da vida económica, cultural ou social dos seus territórios e comunidades, sublinhando ao mesmo tempo o impacto positivo das instituições europeias nas realidades regionais.
José Manuel Rodrigues ALRAM (Vídeo)
José Manuel Rodrigues ALRAM (áudio)