O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira pediu, hoje, o empenho dos jovens no combate às alterações climáticas e na melhoria da qualidade de vida no planeta. As declarações de José Manuel Rodrigues foram proferidas no arranque do concurso “Eurodeputados por um dia”, que reuniu no Funchal cerca de 250 jovens das Escolas do Ensino Secundário da Madeira.
“O Ambiente e as alterações climáticas são, a par da necessidade de paz, em várias zonas do globo, os grandes desafios que se colocam à Humanidade”, começou por referir.
O Presidente do Parlamento madeirense considera que “a União Europeia, Portugal e concretamente a Madeira têm vindo a cumprir os objetivos conducentes à Europa verde e digital, fazendo a descarbonização económica e a transição para energias mais limpas”, no entanto pediu mais celeridade nas atitudes perante o clima para “que outros possam seguir o nosso exemplo”.
“Esta não é apenas uma tarefa dos Estados, dos Parlamentos, dos Governos, das autarquias, é um trabalho que cabe a todos os cidadãos.
Sem a mudança de mentalidades e de comportamentos individuais, continuaremos a dar cabo do planeta onde vivemos”, vincou.
Os estudantes, reunidos no Centro de Congressos da Madeira, estão apresentaram propostas em nome de uma mudança climática, perante um júri presidido por José Manuel Rodrigues.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reforçou ainda a importância da União Europeia enquanto “grande bloco político, económico e social de 450 milhões de pessoas que, desde a sua existência tem contribuído, decisivamente, para a paz na Europa e para o desenvolvimento e crescimentos dos países que a integram”. Lembrou a mais-valia de uma estratégia conjunta de combate à pandemia, o papel da Europa no acolhimento dos “refugiados e os emigrantes que procuram no espaço europeu a possibilidade de fuga à perseguição política, à fome, à miséria e às alterações climáticas”, e, ainda, os benefícios da União Europeia no “desenvolvimento e o progresso das nossas ilhas, como o aeroporto, as vias rápidas, as escolas, os centros de saúde e a satisfação das condições básicas de vida dos madeirenses e porto-santenses alcançada nos últimos 40 anos, um desenvolvimento sem paralelo na nossa história de seis séculos”.
“Sem a nossa integração na União Europeia e sem os fundos europeus que recebemos e dos quais continuamos a usufruir, não teríamos a qualidade de vida que temos e os jovens não teriam as oportunidades de educação, de formação, de trabalho e de afirmação social que hoje, felizmente, têm na Madeira e no Porto Santo”, salientou.
O concurso “Eurodeputados por um dia” foi um evento promovido pela deputada no Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar, juntamente com o Europe Direct Madeira, e com a colaboração da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia. Tratou-se de uma competição que simulou uma sessão plenária do Parlamento Europeu, subordinada à temática o ‘Ambiente e as alterações climáticas’.
A Eurodeputada madeirense enalteceu “o interesse da juventude em ser uma voz ativa e colaborante no reforço da cidadania europeia”, sublinhado a importância do exemplo dos estudantes na construção e melhoria do projeto europeu.
José Manuel Rodrigues_14NOV2023 (áudio)