Arrancou, hoje, a XIII Legislatura da Assembleia Regional da Madeira, José Manuel Rodrigues, indicado pelos grupos parlamentares do PSD e do CDS, foi reeleito Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.
Com alterações significativas face à Legislatura anterior, a XIII arranca com um recorde de nove partidos representados e um novo número máximo de forças as políticas: PSD, PS, JPP, CHEGA, CDS-PP, PCP, BE, IL e PAN.
José Prada, do PSD, Rubina Leal, do PSD, e Sérgio Gonçalves, do PS, foram eleitos Vice-Presidentes do Parlamento madeirense. Clara Tiago, do PSD, e Olga Fernandes, do PS, são as Secretárias da Mesa, e Carlos Fernandes, do PSD, e Gonçalo Aguiar, do PS, os Vice-Secretários.
“Sei de onde venho, sei onde estou, mas sobretudo sei que é preciso continuarmos a trabalhar — todos juntos— para dignificar e prestigiar o principal órgão de Governo próprio da Região”, começou por referir o Presidente do Parlamento madeirense, garantindo, ainda, lealdade à “maioria que irá suportar o próximo Governo Regional” e o “máximo respeito às Oposições”.
“Saúdo todos os deputados eleitos e, em particular, as mulheres e os homens que, pela primeira vez, receberam mandato para representar o nosso povo neste Parlamento e espero que todos possamos estar à altura da confiança e das aspirações dos nossos cidadãos, contribuindo para o seu progresso e o seu bem-estar”, disse.
“O Parlamento é, por natureza, o lugar central do debate político-partidário e do confronto de ideias e propostas, mas, tal como os cidadãos, faço votos para que essa discussão seja feita com vigor e firmeza, mas também com educação e elevação, e que nunca se esqueça o respeito e a consideração que temos o dever de ter uns para com os outros e bem assim que nunca se ignore a dignificação do principal órgão de Governo próprio da Região.
Todas as legislaturas são diferentes e têm as suas particularidades, mas esta é especialmente desafiante face à representação de nove forças políticas, com uma maioria assente numa coligação de dois partidos e com um acordo de incidência parlamentar com um terceiro partido”, vincou José Manuel Rodrigues.
“Um Parlamento mais plural e polarizado da nossa História (…) é uma riqueza da Democracia que pode e deve ser valorizada e potenciada, além de ser a vontade soberana dos madeirenses e porto-santenses, manifestada nas eleições”, reforçou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reeleito.
“A Legislatura que hoje iniciamos será marcada pelos 50 anos do 25 de abril e do 25 de novembro, datas decisivas para a implantação da Democracia e, por isso, constitui uma oportunidade para que se faça uma reforma do sistema político regional que aperfeiçoe o funcionamento das nossas instituições, amplie os mecanismos de fiscalização do Governo e da administração pública, reforce a transparência dos titulares da atividade política, dinamize a participação dos cidadãos na vida da comunidade e, sobretudo, restaure a confiança das pessoas na Política e nos políticos.
A Todos, desejo Votos de um Bom Mandato!”, concluiu.
Reunião Plenária n.º 01 11.10.2023 (áudio)
Mapa deputados (vídeo)