Vencedor do Óscar de melhor documentário, em 2024, “20 Days in Mariupol” (20 Dias em Mariupol), retrata o trabalho de uma equipa de jornalistas ucranianos da Associated Press (AP), retidos na cidade sitiada de Mariupol. Sendo os únicos repórteres internacionais que permanecem na cidade, captam o que mais tarde se tornarão imagens definidoras da guerra da Ucrânia com a Rússia: crianças moribundas, valas comuns, o bombardeamento de uma maternidade e muito mais.
“20 Days in Mariupol” é a primeira longa-metragem do jornalista Mstyslav Chernov. O filme baseia-se nos noticiários diários do repórter e em imagens do seu próprio país que luta contra a invasão russa. Oferece um relato vívido e angustiante de civis apanhados no cerco, bem como retrata as dificuldades da reportagem numa zona de guerra, destacando a importância do jornalismo na cobertura dos conflitos em todo o mundo.
A exibição do documentário é uma organização da Associação “Associação da Ucrânia com Amor”, com os apoios da Embaixada da Ucrânia na República de Portugal e da Assembleia Legislativa da Madeira.
Acontece esta sexta-feira, dia 12 de abril, pelas 19 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.
A entrada é livre.