O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, marcou presença na segunda parte desta que foi a quinta edição do Madeira MUN 2024.
Jorge Carvalho destacou que “é fundamental que as nossas escolas tenham esta missão de formação” ressalvando o papel das escolas “na formação individual e no seu crescimento. A diminuição do número de alunos por turma é um exemplo desse trabalho.”
O governante aproveitou para destacar os avanços conseguidos nos últimos anos no ramo da Educação e que permitem, hoje, haver estabilidade no sistema educativo da Região.
Jorge Carvalho recorreu ao tema da iniciativa, “A Educação- Um direito essencial” para realçar que a participação cívica é algo que é extremamente importante, “mas essa participação deve ser consecutiva, onde possamos ter pontos convergentes e dessa forma, darmos o salto em frente e no final do dia, estar mais além do que foi aquele ponto de partida” reiterando ainda que na Madeira “a aprendizagem acontece com inovação pedagógica e inclusão, promovendo o sucesso de todos os alunos de forma adaptada e individual.”
O Secretário Regional de Educação, pediu ainda aos alunos para que “não se percam os valores, e a competência na nossa sociedade, para que esta possa ser sempre uma sociedade organizada, uma sociedade que utiliza as diferentes instituições e organizações, para expressarmos as nossas opiniões, mas que possam acontecer também nos sítios certos, no devido termo, nunca esquecendo a própria educação.”
Jorge Carvalho enalteceu ainda o envolvimento e o empenho dos professores envolvidos nesta iniciativa, e que “contribuem todos os dias para uma Educação melhor e a melhor prestação dos nossos alunos.”
Por fim, Jorge Carvalho realçou a importância da transição digital na Educação, reconhecendo que a informatização, digitalização e inteligência artificial são fundamentais para o Futuro. "Na Região, temos procurado garantir as condições ideais para que a Educação assuma essa função de contribuir para futuros melhores, em que as grandes metas da Humanidade sejam conciliáveis com os sonhos e ambições no plano individual", finalizou.
Os estudantes discutiram ainda a Proposta de Resolução desta Edição Madeira MUN 2024, que foi aprovada em hemiciclo e declara que: “Apela aos Estados que invistam na educação, tornando-a uma prioridade nos orçamentos nacionais, para assim garantirem um ensino de qualidade, acessível, inclusivo, equitativo e não discriminatório;
Condena a utilização militar de estabelecimentos de ensino e apela aos Estados para que reforcem a sua proteção contra ataques e ameaças de ataque;
Adverte para a falta de reformas nos sistemas educacionais globais, que pode aprofundar desigualdades e situações de instabilidade, comprometendo a preparação para mercados e futuros incertos;
Sugere que os currículos escolares apresentem um sistema integrado e abrangente de educação e aprendizagem ao longo da vida;
Defende que as ferramentas e recursos digitais sejam utilizados para expandir o acesso à educação, melhorar a aprendizagem e aumentar as capacidades para navegar no futuro;
Considera que a educação é um instrumento crucial para alcançar a Agenda 2030 de forma inclusiva, capacitando grupos marginalizados, povos indígenas, minorias, refugiados e outras pessoas deslocadas à força, pessoas com deficiência e outros;
Sugere que o papel dos professores seja reavaliado, com uma atuação focada em facilitar a criatividade e a aprendizagem;
Recomenda que se aumente rapidamente a cooperação internacional para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que garante o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”
MadeiraMUN 2024 (Parte II) 22Abr2024 (áudio)