José Manuel Rodrigues defende a criação de Comissões Municipais de Proteção dos Idosos

Share Image

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, defendeu ao início desta tarde, na Sessão de abertura da Conferencia “Os Novos Velhos” a criação de Comissões Municipais de Proteção dos Idosos, à semelhança do que já acontece, “com sucesso, com as crianças e os jovens....

XIII Legislatura, I Sessão Legislativa ConferênciaPresidente
José Manuel Rodrigues defende a criação de Comissões Municipais de Proteção dos Idosos
  • 6.jpg
  • 5.jpg
  • 3.jpg
  • 4.jpg
  • 2.jpg
  • 7.jpg
  • 8.jpg

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, defendeu ao início desta tarde, na Sessão de abertura da Conferencia “Os Novos Velhos” a criação de Comissões Municipais de Proteção dos Idosos, à semelhança do que já acontece, “com sucesso, com as crianças e os jovens. Afirmou ser um problema real “que tem tendência a ser ignorado pela nossa sociedade e pelos decisores políticos e legislativos”.

José Manuel Rodrigues marcou presença na Conferência “Os Novos Velhos”, que teve lugar no auditório do Colégio dos Jesuítas onde afirmou que este é também o resultado do aumento da esperança de vida e do envelhecimento da população “para o qual nem os cidadãos, nem as Famílias, nem a sociedade, nem os serviços públicos estavam preparados. A Madeira está a caminho de ser, dentro de algumas décadas, a Região mais envelhecida de Portugal.”

“O pior que podíamos ter no futuro da nossa comunidade seria um conflito de gerações por causa da sustentabilidade do sistema de segurança social”, proclamou.

Perante este risco, José Manuel Rodrigues disse ser necessário alterar o futuro pois “Há 50 anos, existiam nove pessoas a trabalhar e a descontar para pagar uma reforma; hoje trabalham duas pessoas para pagar e descontar a mesma reforma. Por aqui se prevê como o perigo existe, porque melhores reformas implicam mais impostos e contribuições sobre quem trabalha.”

“Defendo que precisamos de voltar a ter um contrato de confiança e de solidariedade entre todas as gerações.” Declarou.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira afirmou que “Os novos velhos são uma riqueza incalculável, que nem sempre aproveitamos, para cuidar e ensinar os mais novos, como transmissores de experiências e conhecimentos, como agentes ativos de voluntariado e de solidariedade e como mediadores de integração social das diversas gerações”.

A conferência “Os novos velhos” visa abordar a longevidade ativa como afirmou Mariana Pinto da Cruz, da direção da Garouta do Calhau.

Esta conferência foi organizada pela Garouta do Calhau e pela Câmara Municipal do Funchal e decorre no âmbito da celebração dos 20 anos da Associação.

A conversa juntou António Saraiva e a jornalista Fátima Campos Ferreira. Neste encontro marcaram também presença o antigo Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim e Cristina Pedra, Presidente da Câmara Municipal do Funchal.

 

José Manuel Rodrigues- 12.04.2024 (áudio)
Copyright © 2018-2024 ALRAM