O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa é o primeiro convidado, desta Legislatura, para o ciclo de conferências Parlamento Com Causas. António Saraiva fará, na próxima segunda-feira, pelas 17 horas, na Assembleia Legislativa da Madeira, uma preleção subordinada à temática “Crescimento Económico VS Justiça Social”.
O gestor de empresas, que nos últimos 13 anos presidiu à CIP- Confederação Empresarial de Portugal, a associação empresarial de maior impacto e influência em Portugal, discorrerá sobre a necessidade do crescimento, como imperativo, e como ele pode ser conciliável com a justiça social numa economia de mercado. Dedicará parte da análise ao papel do Estado Social como garante do acesso à saúde, à educação, à habitação e à solidariedade social, numa ótica de redução da pobreza e das desigualdades sociais.
Considerado umas das personalidades mais influentes na sociedade portuguesa, António Saraiva é atualmente consultor estratégico e especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, duas áreas às quais dedicou mais de 40 anos de vida.
“Quais os impactos da transformação digital e que desafios se colocam ao capital humano? Qual o papel do investimento e da banca para suprir as prementes dificuldades das empresas? Quais os obstáculos estruturais em Portugal? O que precisamos para impulsionar a produtividade e o investimento? Como nos comparamos com outros países europeus nesta área? Qual o papel dos vários intervenientes na transformação económica de Portugal e a complexidade de fazer bem?”, são algumas das questões que este especialista em diplomacia na gestão de negócios pretende dar resposta.
António Saraiva analisará, ainda, as correntes que propõem o "crescimento zero" ou o "decrescimento" como formas de preservar o meio ambiente. Este especialista em economia e gestão de empresas entende que é possível compatibilizar o crescimento económico com a sustentabilidade ambiental e nesse sentido falará da importância da Economia Circular na proteção ambiental, ressaltando a necessidade de haver empresas competitivas e inovadoras promotoras desta abordagem.
Sobre o conferencista
António Saraiva é, atualmente, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Encarna o conceito de “self-made man”. Iniciou vida profissional aos 17 anos, como operário metalúrgico na Lisnave, o maior reparador naval em Portugal.
É também Consultor Estratégico de algumas das empresas mais impactantes e disruptivas do mercado nacional e internacional, grande parte das empresas sediadas em Portugal, em Espanha e na Itália.
É Presidente do Taguspark, o maior Parque Científico e Tecnológico da Europa. Preside à empresa SPAL, uma empresa portuguesa altamente reconhecida no sector da cerâmica, e é, também, administrador não executivo do Grupo Bel e da Global Media, um dos maiores grupos de comunicação social português.
É membro do Conselho Estratégico da SOFID - a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, Instituição Financeira de Crédito, SA.
Ao nível académico destaca-se enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego, membro do Conselho Consultivo da Católica Porto Business School e membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Leciona “Corporate Diplomacy” no ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e “Desenvolvimento Económico” na Coimbra Business School.
Foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Lusófona. Recebeu da República Italiana a Comenda de Cavaleiro de Honra.
Foi galardoado pelo Presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante e, mais recentemente, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.