Cerca de 100 especialistas, de 23 países, encontram-se reunidos no Funchal no Fórum Europeu de Guardas Costeiras, num encontro que decorre no Pestana Casino Park, no Funchal, revelou o Comandante da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, Major-General Jorge Ludovico Bolas, após uma audiência com o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.
Subordinado ao tema das pescas, no encontro presidido pela GNR e pela Marinha vão estar em debate assuntos “transversais a todos os países”, com especial destaque para “a inovação tecnológica ao serviço das Guardas Costeiras e das pescas”, explicou o Major-General Jorge Ludovico Bolas. A partilha de experiências visa aprimorar os trabalhos desenvolvidos por cada país. “Em diversas áreas Portugal tem estado na vanguarda”, assegurou o Comandante da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR. “Temos muitas experiências em várias áreas e temos muitos contributos para dar”, concluiu.
Portugal, através da Guarda Nacional Republicana e da Autoridade Marítima Nacional, assumiu a presidência do European Coast Guard Functions Forum (ECGFF), entre setembro de 2023 e setembro de 2024.
Criado em 2009, o ECGFF é constituído por 40 entidades de 23 países europeus e sete observadores, apoiado pela Comissão Europeia e pelas agências Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas), EMSA (Agência Europeia de Segurança Marítima) e EFCA (Agência Europeia do Controlo das Pescas).
De 23 a 25 de janeiro, o Funchal acolhe o primeiro Seminário Fórum ECGFF, organizado em parceria com a Agência Europeia de Controlo das Pescas e com a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), sob o mote “Harnessing technology innovation for Coast Guard Operations and Enhanced Fisheries Control”.
Major-General Jorge Ludovico Bolas (áudio)