A nova Presidente do Conselho de Administração da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações garantiu, hoje, à saída de uma audiência com o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, que a autoridade reguladora está empenhada em “conseguir melhores comunicações” em prol do “desenvolvimento da economia da Madeira”.
Na primeira visita à Região, Sandra Maximiano veio conhecer a delegação regional da ANACOM e inteira-se dos principais anseios das entidades regionais. “Os principais anseios é que haja uma melhor conectividade, uma melhor qualidade de serviço e melhores preços, que é o que todos nós queremos”, começou por destacar.
A ANACOM não pode “controlar preços diretamente”, mas Sandra Maximiano assume que a par com a Autoridade da Concorrência, a entidade reguladora das comunicações está a “promover uma maior concorrência”, através da atenção que é dada aos “processos de fusão e aos leilões”, de modo a garantir “melhores serviços e melhores preços para os consumidores”.
Sandra Maximiano fez questão de vincar que a Madeira tem muitas potencialidades de investimento e de crescimento na área das comunicações, e essa é uma das razões da manutenção da delegação da ANACOM na Região, afiançando que o arquipélago está dotado das mais altas tecnologias para o desenvolvimento do trabalho científico, tanto académico como na área da saúde. “A nova rede 5G stand alone e a criação dessas redes privadas” são uma das mais-valias para as “grandes organizações privadas e públicas”, afirmou. Na área hospitalar “a robótica avançada vai necessitar muito das novas tecnologias para se desenvolver”, por isso é “preciso colmatar as necessidades que existem hoje, mas olhar para o futuro. Isso é um trabalho que é muito importante e que a ANACOM está a realizar”, rematou.
A Presidente da ANACOM salientou que a digitalização está contribuir para que “cada vez mais pessoas queiram ficar na ilha”, permitindo assim trabalhar para a Região e para o mundo; mas também destacou o reverso, “pessoas de outros pontos do país, da Europa e do mundo que querem vir para a Madeira porque sentem que existe essa conetividade, e as comunicações permitem fazer isso”, concluiu.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reforçou a importância das comunicações, não só para o desenvolvimento económico da Região, como também nas áreas da saúde e do socorro às populações. José Manuel Rodrigues agradeceu o trabalho que tem vindo a ser feito pela ANACOM e desejou à nova Presidente, e a toda a equipa, os maiores sucessos no desempenho da missão.
Sandra Maximiano, presidente ANACOM (áudio)