O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reforçou, hoje, a importância do 25 de abril na construção da Escola que temos, atualmente, na Região e no resto do País.
As declarações de José Manuel Rodrigues foram registadas na sessão de abertura do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, uma iniciativa da Assembleia da República que percorre todo o país, que este ano está subordinada ao tema «Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.»
“Se há conquista do 25 de abril que nós devemos estar gratos é a conquista da Educação para todos”, garantiu José Manuel Rodrigues, perante os jovens das 14 escolas madeirenses reunidos na sala de plenários do Parlamento madeirense.
“A escola para além de um local de instrução, é também, hoje, um local de inclusão, de participação e um espaço de democracia e liberdade”, frisou José Manuel Rodrigues.
No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril e os 48 anos da Autonomia, a Secretária Regional da Inclusão e Juventude começou por destacar a importância de vivermos numa região “onde a escola responde às necessidades da população”. “Hoje, existem escolas, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, perto dos locais de residência dos nossos alunos. Todos, sem exceção, podem aceder à Educação”, enaltecendo ainda o papel da formação profissional na formação dos jovens. Ana Sousa salientou a “enorme evolução do sistema de ensino da Madeira, verificada neste meio século de Democracia. “Hoje, as escolas não têm apenas o papel de ministrar, mas também de transmitir valores e princípios de cidadania, que permitem preparar as novas gerações para os desafios do futuro”, rematou.
A Governante enfatizou a importância do Parlamento dos Jovens no “despertar do gosto pela participação cívica, no conhecimento das regras e do processo legislativo, e no respeito pelo debate e pela diversidade de opiniões”. Ana Sousa considera fundamental “ouvir as principais preocupações dos jovens e quais as temáticas que interessam” à juventude, e que “as mesmas sejam representadas na vida política regional e nacional”.
Já Dinis Ramos, deputado do PSD na Assembleia da República, testemunhou, na primeira pessoa, as experiências que teve como participante no projeto Parlamento dos Jovens, em 2013, e, 10 anos depois, a de deputado em São Bento. “Lutem sempre por aquilo em que acreditam, e não se esqueçam que a participação cívica não se esgota na vida política”, afirmou o Parlamentar social democrata, reforçando que “a nossa democracia contempla várias formas de participação”. “Sejam reivindicativos, proativos e lutem sempre pelas vossas bandeiras”, apelou Dinis Ramos.
Nesta sessão regional participam 14 escolas secundárias madeirenses, onde vão ser aprovados os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de maio.
Parlamento dos Jovens 1 12MAR2024.mp4
Parlamento dos Jovens 2 12MAR2024.mp4
Parlamento dos Jovens_Ensino Secundário manhã 13MAR2024.mp3
Parlamento dos Jovens_Ensino Secundário tarde 13MAR2024.mp3