Parlamento madeirense quer aumentos dos apoios sociais indexados ao acréscimo do salário mínimo regional

Share Image

A Comissão Especializada Permanente de Inclusão Social e Juventude aprovou, na especialidade e por unanimidade, o Projeto de Proposta de Lei à Assembleia da República, do PCP, que “Assegura uma majoração nos apoios sociais da segurança social atribuídos aos residentes nas Regiões Autónomas através...

XIII Legislatura, IV Sessão Legislativa Comissão EspecializadaComissão Especializada
Parlamento madeirense quer aumentos dos apoios sociais indexados ao acréscimo do salário mínimo regional
  • IMG_1696.JPG
  • IMG_1692.JPG
  • IMG_1689.JPG
  • IMG_1693.JPG
  • IMG_1695.JPG
  • IMG_1694.JPG
  • IMG_1691.JPG

A Comissão Especializada Permanente de Inclusão Social e Juventude aprovou, na especialidade e por unanimidade, o Projeto de Proposta de Lei à Assembleia da República, do PCP, que “Assegura uma majoração nos apoios sociais da segurança social atribuídos aos residentes nas Regiões Autónomas através da alteração à Lei n.º 4/2007 que estabelece as bases gerais do sistema de segurança social”.

Inicialmente a proposta do Partido Comunista pedia um aumento de 2%, mas uma alteração sugerida pelo PSD ditou que os apoios sociais sejam majorados de acordo com o acréscimo percentual ao salário mínimo regional em vigor. Os sociais democratas justificaram esta retificação como forma de compensar os custos de insularidade e de ultraperiferia.

O PCP considerou justa a alteração sugerida, mas alertou para o facto de a mudança poder influenciar o orçamento da Segurança Social, o que pode colocar alguns entraves durante a discussão do diploma, do Parlamento madeirense, na Assembleia da República.

Os deputados aprovaram, também, na especialidade o Projeto de Resolução, do PCP, que recomenda ao Governo Regional o “Combate à Diferença de Remuneração com Base no Género”. O diploma contou a os votos favoráveis do PSD, do PS, do CHEGA e do PAN, e com a abstenção do JPP.

Copyright © 2018-2024 ALRAM