O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira espera que “todos os recenseados possam exercer o direito de voto”, nas eleições, que considera serem “as mais decisivas da história da democracia portuguesa. O apelo de José Manuel Rodrigues foi feito, esta manhã, após ter exercido o direito de voto numa mesa instalada no edifício sede da Câmara do Funchal.
“Que deste ato eleitoral saia uma bola solução estável de governabilidade para o país, que ajude a resolver os problemas dos portugueses, mas também as questões que existem entre a Região e a República”, vincou o Presidente do primeiro órgão de Governo próprio da Madeira.
Preocupado com o fenómeno da abstenção, que tem marcados os últimos atos eleitorais, José Manuel Rodrigues vincou que, após 50 anos de democracia, “os portugueses têm que ter a consciência que o voto continua a ser a tal «arma» do povo, e a «arma» que pode decidir muita coisa, e sobretudo quem nos vai governar nos próximos anos. Espero que seja uma solução estável e de boa governabilidade para o país”, reforçou.
Perante os jornalistas, o Presidente do Parlamento madeirense mostrou-se favorável ao voto antecipada, também nas eleições regionais. “Aquilo que se poder fazer para facilitar o exercício do direito de voto deve ser feito, e o voto em mobilidade, para as eleições regionais, deve ser contemplado numa futura revisão da Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Madeira, assim como devemos partir para o voto eletrónico, cujas experiências piloto já foram feitas em diversas eleições, com sucesso”, concluiu.
José Manuel Rodrigues 10MAR2024.mp3