O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira apelou, hoje, a um reforço de meios aéreos de combate aos incêndios na Região, com o apoio do Estado. “Nós precisamos de reforçar os meios de combate a incêndios florestais, porque, no caso da Madeira, eles rapidamente se transformam em incêndios urbanos”, afirmou José Manuel Rodrigues durante a visita às localidades mais atingidas pelo fogo que lavra desde quarta-feira na ilha. “Entendo que deve ser a República a pagar a existência de meios aéreos nas Regiões Autónomas para o combate aos incêndios florestais”, e, também, “para apoiar o socorro, no caso de outras ocorrências, que por vezes existem, como o resgate em montanha de turistas e residentes”, disse.
O Presidente do Parlamento madeirense vinca a importância do pedido sobretudo numa altura em que se “acentuam as alterações climáticas”. Perante esta nova realidade climática “temos de ter mais meios de prevenção, que no passado não eram necessários”, reforçou.
José Manuel Rodrigues esteve a visitar, desde a manhã deste domingo, as localidades mais fustigadas pelo fogo. “É um cenário desolador. O fogo já consumiu parte do património natural da Madeira”, lamentou.
Na deslocação ao Centro Comunitário e Centro de Dia do Estreito de Câmara de Lobos ‘Vila Viva”, onde estão alojadas 38 pessoas da Fajã das Galinhas, e no pavilhão da Ribeira Brava, onde passaram a noite 49 moradores da Serra de Água e para onde foram transferidos, ao início da tarde os moradores da Eira da Moura, o Presidente do principal órgão de Governo próprio da Região transmitiu uma palavra de apoio e de solidariedade. “É desolador ver que muitas pessoas ficaram desalojadas nos concelhos de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava”, constatou.
O Presidente do Parlamento madeirense agradeceu e enalteceu o trabalho que tem sido feito pelos bombeiros, pelos profissionais de Proteção Civil e pelos profissionais de Saúde, no combate aos fogos e na segurança da população. “Merecem uma palavra de incentivo, da minha parte como Presidente do Parlamento”, vincou.
José Manuel Rodrigues enalteceu, ainda, o trabalho dos autarcas. “É um trabalho notável no apoio às populações, fazendo prevenção, evacuando determinados sítios, trazendo as pessoas das suas casas para centros comunitários e para pavilhões, para que não houvesse danos humanos”, exemplificou.
Já ontem, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira “mostrou preocupação” com os incêndios que lavram na Região. Garantiu que “no tempo próprio, a Assembleia e os seus deputados tomarão medidas, em conjunto com o Governo, para minimizar os prejuízos destes incêndios na floresta, nos terrenos agrícolas e nos bens das populações”.
José Manuel Rodrigues 18AGO2024.mp3