Orçamento de cerca de 60,9 milhões de euros reservados à Secretaria Regional de Turismo e Cultura

Share Image

Prosseguiu esta manhã, o debate do Orçamento da Região Autónoma da Madeira no plenário madeirense. O primeiro a subir ao palanque foi o Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus que evidenciou “o desempenho económico extraordinário da Região e a evolução que o PIB regional...

XIV Legislatura, I Sessão Legislativa Parlamento Mais PertoPlenário
Orçamento de 60,9 milhões de euros reservado para a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura
  • 1.jpg
  • 2.jpg
  • 5.jpg
  • CDS.jpg
  • CH.jpg
  • IL.jpg
  • PAN.jpg
  • JPP.jpg
  • PS.jpg
  • PSD.jpg

Prosseguiu esta manhã, o debate do Orçamento da Região Autónoma da Madeira no plenário madeirense. O primeiro a subir ao palanque foi o Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus que evidenciou “o desempenho económico extraordinário da Região e a evolução que o PIB regional tem conhecido.”

“Estão destinados cerca de 60,9 milhões de euros reservados à Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Manteremos a aposta na oferta dos eventos que realizamos ao longo de todo o ano, os quais perfazem 140 dias de animação turística. Na promoção do destino Madeira, em 2024, voltamos a assegurar um dos maiores orçamentos de sempre, com um reforço de 1,5 milhões de euros, traduzindo um valor que poderá gerar uma promoção em redor dos 18,4 milhões de euros, envolvendo os compromissos do setor privado, através dos Planos de Comercialização e Venda.

O Secretário Regional referiu que “este ano foi concluído, o segundo nível do selo Prata, a nível da sustentabilidade turística, com contributos de muitas e variadas entidades, continuando a caminhar para o nível mais alto, o de Ouro. Estamos certos de estarmos a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos madeirenses e porto-santenses, para o reforço do posicionamento estratégico do destino e para um aumento da notoriedade da Região.”

“Na digitalização do turismo, daremos continuidade aos trabalhos de desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas e de comunicação. Por outro lado, desenvolveremos o projeto de transformação digital do destino Madeira e dos serviços do turismo da RAM”, afirmou.

“Quanto à Cultura, este Governo continua a entender que se trata de um setor fundamental para o desenvolvimento do Arquipélago, aquele que nos diferencia e que contribui, fortemente, para a nossa afirmação.  Esta é uma área que tem beneficiado de um compromisso a várias vozes, públicas e privadas, em prol de um desiderato comum, com o objetivo permanente de potenciar a valorização dos bens culturais e as suas instituições e criar melhores condições aos profissionais do setor cultural e criativo na RAM. É por essa razão que existe um reforço nas verbas consagradas para o setor, onde 1,67% do total do investimento do Orçamento Regional destina-se à Cultura, quase 11 milhões de euros, e mais cerca de 0,5% do valor consagrado no Orçamento anterior.”

Eduardo Jesus relembrou que em 2023, os apoios atribuídos aos agentes culturais ascenderam a mais de 1,6 milhões de euros, mais do dobro do valor registado em 2020 (765 mil euros) e que, “este ano, já foram atribuídos mais de 800 mil euros, sob a forma de protocolos de desenvolvimento e cooperação cultural, de contratos programa para o funcionamento e contratos programa no âmbito do reembolso de IVA.”

O Secretário Regional do Turismo e Cultura realçou ainda que no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência “no caso da Direção Regional da Cultura, o projeto ‘Digital Artes Madeira’, tem o valor de 3 milhões de euros, que visa a adoção de uma nova estratégia de capacitação e comunicação, sustentada numa plataforma digital.”

Eduardo Jesus destacou o projeto “Preservação digital do património documental”, da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, no valor de 1,5 milhão de euros que tem como objetivos a preservação do património documental da RAM por via da sua desmaterialização, o aumento da taxa de digitalização do extenso acervo à guarda da Região e o incremento de informação e conteúdos digitais.

Quanto à infraestrutura aérea, o governante, com a tutela do Turismo, afirmou que de janeiro a maio, a Região recebeu 1,9 milhões de passageiros.

Mais disse que os equipamentos de alta precisão para medição do vento, no aeroporto, serão instalados ainda em setembro deste ano.

1ª Comissão - Secretaria de Economia.mp3

 

Copyright © 2018-2024 ALRAM