Mais 96 milhões na Saúde que no Orçamento anterior

Share Image

ALRAM - Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

XIV Legislatura, I Sessão Legislativa Comissão EspecializadaParlamento Mais PertoPlenárioComissão
Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil com um orçamento de 477 milhões de euros
  • 2.jpg
  • 10 Sancha Campanela1.jpg
  • 11 Monica1.jpg
  • 12 Lina Abreu1.jpg
  • 18 Sara Madalena2.jpg
  • 19 Nuno Morna1.jpg
  • 20 Miguel Castro2.jpg
  • 15 Cláudia Perestrelo1.jpg

A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, conta para este ano com um montante de cerca de 477 milhões de euros, quase mais 100 milhões que os 381 milhões de 2023.

Pedro Ramos resumiu tudo aquilo que a Região oferece em matéria de saúde e respetivo envelope financeiro associado.

O Secretário Regional relembrou a diferenciação de cuidados hospitalares oferecidos entre a Região Autónoma da Madeira e o Continente, os elevados investimentos em medicamentação, cujo valor alocado cresceu em 55% nos últimos anos.

O governante lembrou também que “não descuramos os recursos humanos, qualificando cada vez mais os profissionais”, relevando que “O investimento na Saúde tem sido sempre uma das grandes prioridades do Governo Regional, a aposta na colocação da tecnologia ao serviço da saúde, é de extrema importância.”

O executivo considerou que “temos diferenciação na resposta aos cuidados de saúde hospitalares, modernização constante nos equipamentos, introdução gradual de novos procedimentos, técnicas cirúrgicas e novos tratamentos. O serviço de saúde da RAM, gere os vários centros de saúde da Região, o que faz com os recursos sejam geridos de forma sustentável.”

Entre os principais investimentos, Pedro Ramos destacou que o Hospital Central e Universitário da Madeira, atualmente em construção, este ano vai absorver mais 46,4 milhões de euros, tendo já sido efetuada uma despesa na ordem dos 99,7 milhões. “A obra no novo hospital central e universitário da Madeira, será a obra mias marcante dos próximos anos, onde irá renascer um Serviço Regional de Saúde moderno e ainda mais próximo da população”, afirmou Pedro Ramos.

“O Orçamento da Saúde para 2024, traz um forte investimento profissional com um rumo, um propósito e um compromisso.”

O governante garantiu que “vamos continuar a diminuir as listas de espera. Foram cerca de 9.000 cirurgias efetuadas no primeiro semestre, cerca de 50 por dia, para atestar desse acelerar de procedimento” projetando a possibilidade de efetuar cerca de 18.000 cirurgias ainda em 2024.

1 ª Comissão - Secretaria Saúde.mp3

 

Copyright © 2018-2025 ALRAM